Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3701
Título: Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica
Autor: Cruz, Felipe Henrique Santos da
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Arquivos públicos;Documentos arquivísticos;Digitalização;Escolas públicas
Data do documento: 25-Fev-2021
Citação: CRUZ, Felipe Henrique Santos da. Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo discutir a gestão e a preservação de acervos documentais de escolas públicas através do processo de digitalização. Foram pesquisadas produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2020 através das ferramentas Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. A amostra final constitui-se de dez produções englobando artigos publicados em periódicos, anais de eventos, dissertação de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso. Os resultados trazem informações relevantes sobre o processo de digitalização de documentos no ambiente escolar, a sua implementação, o manejo dos arquivos e os recursos utilizados para o acesso e preservação dos acervos. São apontadas como as principais dificuldades a falta de capacitações para os profissionais que lidam diretamente com a gestão de documentos e a falta de administração adequada nos contextos escolares. A pesquisa identificou também as etapas necessárias para a implementação do processo de digitalização dos acervos documentais no cenário escolar. Conclui-se que é necessário um conjunto de políticas, procedimentos e qualificação profissional para implantação e execução efetiva destas ações em instituições públicas de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3701
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_felipehenriquesantosdacruz.pdf516,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.