Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3695
Título: Características e autonomia dos gestores das unidades de saúde na atenção básica
Autor: Mendonça, Eliabe Monteiro
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2264371250191160
Orientador: Oliveira, Elias Ricardo de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3335783352090595
Palavras-chave: Saúde pública;Administração;Política de saúde;Processo dicisório
Data do documento: 13-Jul-2019
Citação: MENDONÇA, Eliabe Monteiro. Características e autonomia dos gestores das unidades de saúde na atenção básica. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar a importância de um gestor na Unidade de Saúde da Família e a importância de sua autonomia para implantar ações na comunidade adscrita a sua Unidade de Saúde. Justifica-se por apresentar as características que favorecem a prática dos gestores na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. Na discussão teórica são abordados: a eficácia dos serviços, a democratização da saúde, o direito de acesso universal aos serviços e a competência para liderar uma equipe. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica na Plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde em artigos brasileiros nas revistas científicas e livros governamentais além de uma pesquisa qualitativa objetiva realizada através de questionário por endereço eletrônico dirigido a dez gestores de Unidades de Saúde da Família O estudo conclui que os profissionais da Atenção Básica se desdobram para fornecer aos cidadãos um atendimento digno e de boa qualidade apesar das dificuldades encontradas para gerir os recursos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3695
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_eliabemonteiromendonca.pdf522,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.