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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3694
Title: | O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE |
Authors: | Gomes, Eduarda Vasconcelos |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/1221528341404526 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Eliabe Roberto de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/2080413007192218 |
Keywords: | Educação;Administração municipal;Professores;Política pública |
Issue Date: | 25-Feb-2021 |
Citation: | GOMES, Eduarda Vasconcelos. O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Description: | O Plano Nacional de Educação é um instrumento da política pública educacional do Brasil que tem o objetivo de proporcionar a universalização do atendimento escolar e com esta diretriz surgem problemas de gestão educacional municipal. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção–PE nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação foi baseada na pesquisa documental e os dados secundários foram oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação sinalizam a redução de matrículas na série histórica, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; diminuição no atendimento do transporte escolar e no número de estabelecimentos na Educação Infantil, além da queda no número de docentes em atuação na esfera municipal. Conclui-se, assim, que muitos são os desafios encontrados para a efetivação da PNE (2014-2024) no município poçãoense, como a redução de matriculas e consequente diminuição de unidades escolares na Educação Básica, o decrescente atendimento do transporte escolar e a drástica redução de docentes em sala de aula, principalmente nas escolas rurais. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3694 |
Appears in Collections: | TCC - Bacharelado em Administração Pública (UAEADTec) |
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