Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683
Título: Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases
Autor: Arruda, Andréa Leão de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4606492867425823
Orientador: Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5241130686153506
Palavras-chave: Ácidos;Bases (Química);Ensino de química;Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 13-Out-2022
Citação: ARRUDA, Andréa Leão de Lima. Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work aims to analyze a problematizing experimentation proposal on acids and bases applied in a chemistry classroom, searching for promoting conceptual construction by students. For the theoretical discussion, we based discussions on: chemistry teaching, problematizing experimentation in the teaching-learning process, acids and bases. In the methodology, a didactic sequence was organized throughout 3 (three) pedagogical moments, namely: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. Among others, an experimental problem-solving activity was carried out on acids and bases, using a red cabbage indicator, as it contains a substance called anthocyanins that present a characteristic color in specific acid or basic environment, allowing the identification of this property in relation to the analyzed substances. This study was carried out in a class of the 3rd year of a public High School, a reference school in education of the state of Pernambuco, located in Recife city. The approach of problematizing experimentation on acids and bases, in the classroom, contributed to the teaching-learning process, starting from the rising of the students' alternative conceptions on the concepts until the understanding of the scientific concept involved.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de analisar uma proposta de experimentação problematizadora sobre ácidos e bases na sala de aula, com o intuito de promover processos de construção conceitual pelos estudantes. Para a discussão teórica tomamos por base discussões sobre: ensino da química, experimentação problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, ácidos e bases. Na metodologia, foram aplicadas uma sequência didática organizada em 3 (três) momentos pedagógicos, sendo eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Entre outras, foi realizada uma atividade experimental problematizadora sobre ácidos e bases, utilizando o indicador de repolho roxo, pois contém uma substância chamada de antocianinas que apresentam uma coloração característica em meio ácido ou básico, permitindo a identificação dessa propriedade frente às substâncias analisadas. Esse estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) pertencente à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, situada no município de Recife. A abordagem da experimentação problematizadora sobre ácidos e bases, em sala de aula, contribuiu para a construção do processo de ensino-aprendizagem, partindo das concepções alternativas dos alunos sobre a temática até a compreensão do conceito científico envolvido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_andrealeaodelimaarruda.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.