Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Edenia Maria Ribeiro do | - |
dc.contributor.author | Arruda, Andréa Leão de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T20:11:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T20:11:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Andréa Leão de Lima. Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3683 | - |
dc.description | O presente estudo tem o objetivo de analisar uma proposta de experimentação problematizadora sobre ácidos e bases na sala de aula, com o intuito de promover processos de construção conceitual pelos estudantes. Para a discussão teórica tomamos por base discussões sobre: ensino da química, experimentação problematizadora no processo de ensino-aprendizagem, ácidos e bases. Na metodologia, foram aplicadas uma sequência didática organizada em 3 (três) momentos pedagógicos, sendo eles: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Entre outras, foi realizada uma atividade experimental problematizadora sobre ácidos e bases, utilizando o indicador de repolho roxo, pois contém uma substância chamada de antocianinas que apresentam uma coloração característica em meio ácido ou básico, permitindo a identificação dessa propriedade frente às substâncias analisadas. Esse estudo foi realizado em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) pertencente à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, situada no município de Recife. A abordagem da experimentação problematizadora sobre ácidos e bases, em sala de aula, contribuiu para a construção do processo de ensino-aprendizagem, partindo das concepções alternativas dos alunos sobre a temática até a compreensão do conceito científico envolvido. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to analyze a problematizing experimentation proposal on acids and bases applied in a chemistry classroom, searching for promoting conceptual construction by students. For the theoretical discussion, we based discussions on: chemistry teaching, problematizing experimentation in the teaching-learning process, acids and bases. In the methodology, a didactic sequence was organized throughout 3 (three) pedagogical moments, namely: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. Among others, an experimental problem-solving activity was carried out on acids and bases, using a red cabbage indicator, as it contains a substance called anthocyanins that present a characteristic color in specific acid or basic environment, allowing the identification of this property in relation to the analyzed substances. This study was carried out in a class of the 3rd year of a public High School, a reference school in education of the state of Pernambuco, located in Recife city. The approach of problematizing experimentation on acids and bases, in the classroom, contributed to the teaching-learning process, starting from the rising of the students' alternative conceptions on the concepts until the understanding of the scientific concept involved. | pt_BR |
dc.format.extent | 64 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ácidos | pt_BR |
dc.subject | Bases (Química) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Experimentação problematizadora no ensino da química: um estudo sobre ácidos e bases | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4606492867425823 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5241130686153506 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andrealeaodelimaarruda.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.