Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3618
Título: | Brinquedos ópticos e o cinema de animação em aulas de arte |
Autor: | Oliveira, Severina Jaqueline Alves de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6609050011569147 |
Orientador: | Carvalho, Marluce Vasconcelos de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/2780914280180020 |
Co-orientador : | Lira, Rafael Pereira de |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/4601784121439123 |
Palavras-chave: | Brinquedos;Animação (Cinematografia);Aprendizagem perceptiva |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Severina Jaqueline Alves de. Brinquedos ópticos e o cinema de animação em aulas de arte. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This research aimed to investigate how animation cinema is able to generate enjoyment and knowledge in art. Thus, we propose to carry out a pedagogical intervention, through a workshop on animation cinema, in a class of 5th grade students, in a private school, in the city of Paudalho-PE. This workshop aimed to generate knowledge about animation cinema and optical toys as a means of learning in art. In this sense, the analysis of the workshop results was made through observations and comments from the students and their answers to a questionnaire, which we applied. The theoretical framework included discussions about the history of animation and learning through creation, reflecting on experiences performed in other contexts. We take the triangular approach, created by art educator Ana Mae, as the basis for the development of the workshop, contemplating the three pillars of art: historical contextualization, artistic making and artistic appreciation. The results of this experience obtained from student reports and information on practices by other authors indicated that it is possible to create animation in art classes with the aid of technology. The language of cinema combined with the learning and making of proposed optical toys gave students the opportunity to reflect on various themes, especially art, developing new knowledge. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como o cinema de animação é capaz de gerar fruição e conhecimento em Arte. Assim, propomos a realização de uma intervenção pedagógica, por meio de uma oficina sobre cinema de animação, em uma turma de estudantes do 5 ano, em uma escola da rede privada, da cidade de Paudalho-PE. Essa oficina visou gerar conhecimentos sobre cinema de animação e brinquedos ópticos, como meio de aprendizagem em arte. Neste sentido, a análise dos resultados da oficina foi feita por meio de observações e comentários dos estudantes e de suas respostas a um questionário que aplicamos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história da animação e de aprendizagem através da criação, refletindo sobre experiências realizadas em outros contextos. Tomamos a abordagem triangular, criada pela arte-educadora Ana Mae, como base para o desenvolvimento da oficina, contemplando os três momentos dessa abordagem: contextualização histórica, o fazer artístico e a apreciação artística. Os resultados dessa experiência obtidos pelos relatos dos estudantes e de informações sobre práticas de outros autores indicaram que é possível criar animação nas aulas de artes com o auxílio da tecnologia. A linguagem do cinema aliada à aprendizagem e a confecção de brinquedos ópticos propostos deram oportunidade aos estudantes de refletir sobre diversos temas, especialmente sobre arte, desenvolvendo novos conhecimentos. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3618 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_severinajaquelinealvesdeoliveira.pdf | 641,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.