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Título: Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte
Autor: Oliveira, Raira Izabel Santos de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0041203872368996
Orientador: Carvalho, Marluce Vasconcelos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
Palavras-chave: Multiculturalismo;Racismo na arte;Relações raciais;Redes sociais on-line
Data do documento: 7-Ago-2021
Citação: OLIVEIRA, Raira Izabel Santos de. Redes sociais como ferramenta de apoio ao docente: multiculturalidade na arte. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the causes of the naturalization of racism present in teaching-learning, considering the contents and Eurocentric imagery representations. And, as specific objectives: to discuss the causes of the naturalization of racism in teaching-learning of basic education and the predominance of Eurocentric images in the teaching of Art and, finally, build support material for teachers, on Instagram, that explore active methodologies and the issues of multiculturality, seeking to deconstruct Eurocentric thought and imagery representations, naturalized in education and especially in the teaching of Art. From the study and understanding of the causes of the naturalization of racism in teaching-learning, it was possible to understand which practices corroborate the symbolism and predominance of Eurocentrism in Basic Education and how it is possible to use social networks as vehicles for the dissemination of new educational content applicable in the hybrid education system.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as causas da naturalização do racismo presente no ensino-aprendizagem, tendo em vista os conteúdos e representações imagéticas eurocêntricas. E, como objetivos específicos: discutir as causas da naturalização do racismo no ensino-aprendizagem do ensino básico e a predominância de imagens eurocêntricas no ensino de Arte e, por fim, construir material de apoio ao docente, no Instagram, que explorem as metodologias ativas e as questões da multiculturalidade, buscando desconstruir o pensamento e as representações imagéticas eurocêntricas, naturalizadas na educação e principalmente no ensino de Arte. A partir do estudo e compreensão das causas da naturalização do racismo no ensinoaprendizagem, foi possível compreender quais práticas corroboram com o simbolismo e predominância do eurocentrismo na Educação Básica e como é possível utilizar redes sociais como veículos de disseminação de novos conteúdos educacionais aplicáveis no sistema híbrido de ensino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3611
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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