Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3593
Título: Animação tradicional para o ensino fundamental: benefícios para à sala de aula
Autor: Venturin, Marilindi Leal
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1677865707112752
Orientador: Lira, Rafael Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4601784121439123
Palavras-chave: Animação (Cinematografia);Vídeo digital;Educação artística (Ensino fundamental)
Data do documento: 19-Nov-2021
Citação: VENTURIN, Marilindi Leal. Animação tradicional para o ensino fundamental: benefícios para à sala de aula. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Ilhéus, 2021.
Abstract: This study pursuits to present the perception of the teachers of using traditional animation in the classroom for teachers who acts in Elementary School, helping in the teach-learning process. From the bibliographic research, it was possible to identify the benefits of using animation as an educational tool to be applied in the classroom. Through the theoretical foundation, methodologies and parameters were indicated to rig professionals with information and knowledge of how to work with students in the production of a traditional animation, allowing the realization of their own productions. In a practical way, through digital questionnaries and video production, was pointed the benefits of using animation in the classroom were punctuate out and the stages of application were pointed out for the teachers, addressing the basic concepts and steps to develop a traditional animation. Data and analysis of this work were collected through digital questionnaires and virtual material that reached theachers working in Elementary School. All planning, from the studies presented to the production of a support material for teachers, will serve to analyze the contributions of traditional animation and its application as a methodological tool in the classroom. It is also highlighted the uses of applications in order to facilitate the creation of animations.
Resumo: Este trabalho busca analisar a percepção dos professores na utilização da animação tradicional em sala de aula que atuam no Ensino Fundamental, auxiliando nos processos de ensino e de aprendizagem. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível identificar os benefícios da utilização da animação como ferramenta didática para ser aplicada em sala de aula. Com esse embasamento teórico, foram indicadas metodologias e parâmetros para ferramentar os profissionais com informações e conhecimentos de como trabalhar com os alunos a produção de uma animação tradicional, permitindo a realização das suas próprias produções. De forma prática, através de questionários digitais e da produção de vídeos, foi apontado os benefícios da utilização da animação em sala de aula e pontuado as etapas de aplicação para os docentes, abordando os conceitos e passos básicos para elaborar uma animação tradicional. Os dados e as análises desse trabalho foram coletados através de questionários digitais e material virtual que alcançaram professores atuantes no Ensino Fundamental. Todo o planejamento, desde os estudos apresentados até a produção do material de apoio para os professores, serviu para analisar quais as contribuições da animação tradicional e sua aplicação como ferramenta metodológica em sala de aula. Também é destacado a utilização dos aplicativos afim de facilitar as criações de animações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3593
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marilindilealventurin.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.