Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3592
Título: | Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental |
Autor: | Lopes, Maria Sathiêr da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6194302818626824 |
Orientador: | Albuquerque, José de Lima |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9237596885624950 |
Palavras-chave: | Arte;Educação ambiental;Sustentabilidade e meio ambiente |
Data do documento: | 24-Ago-2021 |
Citação: | LOPES, Maria Sathiêr da Silva. Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021. |
Abstract: | This research brings as a central theme the teaching of art and its transforming power for environmental awareness. This research has as a general objective to investigate art as a tool for environmental awareness in elementary school students and teachers. As specific objectives, it is intended to know the environmental perception of elementary school students about art and its contribution to critical environmental education; and what is the perception of teachers about their role, as art teachers, in the relationship between art-education and the environment. For a deeper understanding of the theme presented here, foundations were sought in the postulates of authors such as: Marques (2015); Gamma (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), among others. This study presents a qualitative approach and used as a research instrument an interview that involved 10 students and 02 teachers from a private school in the city of Gravatá-PE. Data collection took place through an interview made by the WhatsApp application, due to the sanitary measures for the prevention of covid-19, adopted by the Government of the State of Pernambuco in partnership with the Education Department of Gravatá. The survey results showed, in general, that there is an understanding by the interviewees about the topic addressed. Therefore, access to artistic knowledge can provide students with a means of verifying the importance of actions aimed at greater sensitivity about the environment and sustainability. Thus, it was realized that students should not be kept far from themes that concern environmental issues. Within this framework, it is important to promote the transformation of students through the arts, leading them to sustainable awareness and care for the environment. The results showed that there is a basic understanding by those surveyed about the topic addressed. Art classes, as a discipline, can provide students with many possibilities to seek knowledge about the importance of actions aimed to raise awareness about the environment, sustainability and awareness and care for the environment. |
Resumo: | Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3592 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_mariasathierdasilvalopes.pdf | 407,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.