Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3574
Título: Hiperadrenocorticismo em cães - Revisão de literatura.
Autor: Souza, Tamarah Gentil
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7324904619270297
Orientador: Santos, Edna Michelly de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706618430575429
Palavras-chave: Cão;Glândulas supra-renais;Glicocorticóides;Endocrinologia veterinária
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: Souza, Tamarah Gentil Souza. Hiperadrenocorticismo em cães - Revisão de literatura. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O presente trabalho descreve o período de estágio supervisionado obrigatório (ESO) no período de 05 de Abril à 29 de Junho de 2021, com carga horária total de 420 horas para conclusão da graduação em Medicina Veterinária. O ESO foi realizado na Clínica Veterinária e pet shop Bixo’s, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, sob orientação da Profa. Dra. Edna Michelly de Sá Santos e supervisão do Médico veterinário Anderson Ramos. Serão descritas no seguinte documento as atividades realizadas no referido período e uma revisão de literatura sobre Hiperadrenocorticismo em cães. Sendo uma das principais endocrinopatias que ocorre na clínica de pequenos animais, acomete principalmente cães de meia-idade a idosos. Os felinos são mais raramente acometidos, e possuem uma apresentação clínica similar, porém com algumas particularidades em relação à espécie canina. Caracteriza-se por uma disfunção do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, onde o mecanismo de regulação estará alterado, acarretando em uma produção excessiva de glicocorticoides e consequentemente efeitos deletérios ao organismo do animal. Pode ter duas origens espontâneas, hipófise-dependente ou adrenal-dependente, podendo ser também de origem iatrogênica ou atípica. Sua manifestação é inicialmente silenciosa, e seus sinais clínicos não são patognomônicos, sendo necessária uma junção de medidas na conduta clínica do médico veterinário para que se chegue ao diagnóstico definitivo e melhor escolha do protocolo terapêutico, com melhora da qualidade de vida do paciente acometido.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3574
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_tamarahgentilsouza.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.