Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3562
Título: | Reciclar, recriar e criar |
Autor: | Silva, Leilane Jordão Pessoa da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6106009687389793 |
Orientador: | Torres, Niedja Ferreira dos Santos |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3501803097646190 |
Palavras-chave: | Artes visuais;Produtos reciclados;Artes;Meio ambiente |
Data do documento: | 26-Ago-2021 |
Citação: | SILVA, Leilane Jordão Pessoa da. Reciclar, recriar e criar. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021. |
Abstract: | This research aims to highlight the discussions that permeate the thought and educational practice of teaching Arts, aimed at creating works of art with recyclable materials, bringing also awareness about environmental sustainability. The theoretical references consider discussions on the exaggerated consumption of material goods that is responsible for a good part of the environmental impacts, among which we can highlight the high production of waste, bringing a reflection on how art can contribute to improve this situation. For the theoretical discussions mentioned, the theoretical contribution will be based on Barbosa, (1991; 1998), Cavinatto, (1997), Marodin and Morais (2004), Valle (1995) and Zuben (1998), among other authors. At the same time, it cites some artists who use the materiality of garbage in their artworks as examples, Vick Muniz, Jota Azevedo, VeronikaRickterová. The methodological procedure adopted consists of a semi- structured interview with the art teachers of the school where the research was carried out in order to obtain data on the methodologies used. It is expected that the results obtained and the discussions proposed from them, contribute to an awareness and changes in habits in relation to the environment, awakening the students' creativity and keen eye for and with the Visual Arts. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo colocar em evidência as discussões que perpassam o pensamento e a prática educacional do ensino de Artes, voltada para criação de obras de arte com materiais recicláveis, trazendo assim também a conscientização acerca da sustentabilidade ambiental. O referencial teórico contempla discussões sobre o consumo exagerado de bens materiais que é o responsável por boa parte dos impactos ambientais, e, a alta geração de lixo, trazendo também a reflexão de como a Arte pode contribuir para melhorar tal situação. Para as discussões teóricas citadas, o aporte teórico será à luz de Barbosa, (1991; 1998), Cavinatto, (1997), Marodin e Morais (2004), Valle (1995) e Zuben (1998), dentre outros autores. Ao mesmo tempo, cita alguns artistas que utilizam a materialidade do lixo em suas obras de arte como, por exemplo, Vick Muniz, Jota Azevedo, Veronika Rickterová. O procedimento metodológico adotado consiste em uma entrevista semiestruturada com os professores de Arte da instituição escolar onde foi realizada a pesquisa, a fim de obter dados sobre as metodologias utilizadas. Sendo assim, os resultados obtidos e as discussões propostas, contribuam para uma conscientização e mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente, despertando a criatividade e o olhar aguçado do discente para e com as Artes Visuais. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3562 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_leilanejordaopessoadasilva.pdf | 831,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.