Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3561
Título: Caracterização tomográfica de quilotórax felino - relato de caso.
Autor: Novaes, Rebecca Cavalcanti Carvalho
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1189802827237910
Orientador: Costa, Fabiano Séllos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6876055943439186
Co-orientador : Costa, Lorena Adão Vescovi Séllos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9206755862549192
Palavras-chave: Felino;Diagnóstico por imagem;Quilotórax
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: Novaes, Rebecca Cavalcanti Carvalho. Caracterização tomográfica de quilotórax felino - relato de caso. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório foi realizado no período de 05/04/21 a 18/06/21, nas áreas de diagnóstico por imagem (Centro de diagnóstico por imagem veterinário) e clínica médica de felinos (Serviço de medicina felina). Durante o período foi possível acompanhar e treinar os exames de imagem, além de acompanhar o atendimento clínico a felinos. O quilotórax é o acúmulo de quilo dentro da cavidade torácica ocasionado pelo aumento de pressão venosa, obstrução mecânica do ducto torácico, ruptura traumática ou alterações congênitas. A maioria dos casos de efusão quilosa nos felinos não tem causa conhecida (idiopática) ou podem ser causados pela presença de neoplasias e alterações cardíacas. Os sinais clínicos são inespecíficos, sendo a dispneia, tosse e intolerância ao exercício, apresentações clínicas comuns. O diagnóstico do quilotórax é realizado através da análise laboratorial do líquido drenado, que nos traz informações sobre sua composição rica em triglicerídeos. A radiografia, tomografia computadorizada e ecocardiograma são exames essenciais na busca da causa primária de efusão e na avaliação do grau de comprometimento do paciente. O tratamento baseia-se na resolução da causa primária e na redução da produção do quilo através de alimentação balanceada com baixo teor de gordura e utilização de rutina. Em alguns casos a intervenção cirúrgica com ligamento do ducto torácico é necessária. Uma felina, 5 anos de idade, sem raça definida, apresentando tosse e dificuldade respiratória com histórico de efusão pleural em exame radiográfico, chegou para atendimento clínico devido à progressão dos sinais clínicos. Foram solicitados toracocentese e análise do líquido pleural, confirmando a origem quilosa da efusão. Para investigação da causa foram realizados exames radiográficos, tomografia computadorizada e eletrocardiograma. A tomografia computadorizada é um exame de importância na investigação de massas torácicas, alterações pulmonares e ruptura de ducto torácico através da técnica de linfografia. A avaliação de alterações secundárias à presença de efusão, como o espessamento pleural, também é possível. O exame tomográfico ainda possibilita a caracterização da efusão com base no seu valor de atenuação, podendo diferenciar transudatos de exsudatos. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de quilotórax em felino de possível causa idiopática, destrinchando seus aspectos clínicos e destacando a importância da tomografia computadorizada como ferramenta diagnóstica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3561
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_rebeccacavalcanticarvalhonovaes.pdf919,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.