Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3560
Título: Etnografia de tela: A representação do racismo estrutural através do filme M8 – Quando a morte socorre a vida e a valorização da Lei N. 10.639/2003
Autor: Gomes, Keila Manuelle Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5929588277571511
Orientador: Barros, Lilian Débora
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
Co-orientador : Colins, Alfredo Taunay
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/1610848666165965
Palavras-chave: Racismo no cinema;Etnologia;Educação;Negros no cinema
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: GOMES, Keila Manuelle Alves. Etnografia de tela: A representação do racismo estrutural através do filme M8 – Quando a morte socorre a vida e a valorização da Lei N. 10.639/2003. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This research has the purpose reflect on societal racism and search for valuation and recognition of the law number 10.639/2003 through the screen ethnography of the M8 - When the death helps the life movie. To understand the black people's social formation and their relationship with the society through the cinema, reflecting about societal racism across the cinematographic production eyes. Mauricio is an outskirt black man with an African religion, racial quota holder, a student at a public medical school, and experiencing trials and situations in his personal, religious, and academic life. The theoretical background revealed discussions about identity, difference, and representation thinking on possibilities against hegemony, looking for one perspective about cinema and societal racism. Moreover, understanding how the cinema can contribute to the criticism, developing ways for professors to build a debate environment, reflections, and discuss racial/ethnic identity. The methodology adopted consists of reuse screen ethnography. First, taking an interview with decoupage, which consists in segmented the movie into some group of scenes to facilitate work on them. Then, the analytic procedure starts with the relationship between the scenes and the societal racism reflected in the movie.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o racismo estrutural e a busca pela valorização e reconhecimento da lei nº 10.639/2003 através da etnografia de tela do filme M8 – Quando a morte socorre a vida (Jeferson De; 2019). A partir de uma compreensão da formação social do povo negro e sua relação com a sociedade através do cinema, refletindo sobre racismo estrutural pela ótica dessa produção cinematográfica. Onde temos Mauricio um jovem negro periférico de religião de matriz africana, aluno cotista em uma universidade pública de medicina tendo que passar por várias provações e situações em sua vida pessoal, acadêmica e religiosa. O referencial teórico contemplou discussões acerca de uma visão sobre questões de identidade, diferença e representação pensando em possibilidades contra hegemonia, buscando uma perspectiva sobre cinema e racismo estrutural e como o cinema pode contribuir para uma crítica, desenvolvendo caminhos para que os educadores possam construir um espaço de debates, reflexões e questões da identidade étnico-racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em utilizar a etnografia de tela. Primeiro fizemos uma decapagem, processo que consiste em dividir o filme por cenas ou sequencias mais adequadas a serem trabalhadas, para então começarmos o procedimento analítico partindo da relação entre as cenas e o racismo estrutural representados no filme.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3560
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_keilamanuellealvesgomes.pdf838,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.