Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3557
Título: Artes na Educação de Jovens e Adultos: novos e antigos desafios
Autor: Silva, Julieti Maria Torres da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9342956216102099
Orientador: Torres, Niedja Ferreira dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Educação artística;Artes visuais
Data do documento: 26-Ago-2021
Citação: SILVA, Julieti Maria Torres da. Artes na Educação de Jovens e Adultos: novos e antigos desafios. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, 2021.
Abstract: This research aims to analyze the challenges of Art Education faced by students and teachers of Youth and Adult Education (EJA). In order to achieve this purpose, the following specific objectives were listed: to discuss the relevance of teaching visual arts in the curriculum of Youth and Adult Education (EJA); examine if there is interest from the EJA students in the discipline of arts and identify which pedagogical practices are used by teachers of arts in EJA classes. The theoretical framework includes discussions based on the authors Ana Mae Barbosa (2003), Igor de Almeida Silva (2014), Rudimar Constâncio (2014), and others who bring reflections about the valorization of education through the preparation of the art teachers so they can act in order to stimulate the interest and creativity of the students. The methodological procedures adopted consisted of conducting semi-structured interviews with teachers and students of the school where I experienced a supervised internship. The research is based on a qualitative approach. This study is important for allowing reflections on the importance of teaching Arts for this age group and also reflections on the methods used in art teaching and the importance of rethinking, working on new teaching methodologies, developing stimulative and creative classes, which will provide learning, motivation and interest in Art in general.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios do Ensino da Arte enfrentados por discentes e docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como o intuito de atingir esta finalidade foi elencado os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a relevância do ensino das artes visuais no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); examinar se há interesse por parte dos (as) estudantes da EJA quanto à disciplina de artes e identificar quais as práticas pedagógicas que são utilizadas pelos (as) professores (as) de artes nas aulas da EJA. O referencial teórico contempla discussões a luz dos autores (as) Ana Mae Barbosa (2003), Igor de Almeida Silva (2014), Rudimar Constâncio (2014), e outros (as) que trazem reflexões cerca da valorização da educação através da preparação do docente de artes para que estes consigam atuar de forma a estimular o interesse e a criatividade dos discentes. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de entrevistas semiestruturada com professores (as) e alunos (as) da escola onde vivenciei estagio supervisionado, a pesquisa está pautado na abordagem qualitativa. Este estudo é importante por possibilitar reflexões sobre a importância do ensino de Artes desta modalidade de ensino e também trazer reflexões sobre os métodos utilizados no ensino de arte e a importância de se repensar, trabalhar novas metodologias de ensino, desenvolvendo aulas estimulantes e criativas proporcionando aprendizado, motivação e interesse pela Arte em geral.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3557
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_julietimariatorresdasilva.pdf402,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.