Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3553
Título: Doença do disco intervertebral cervical e toracolombar: revisão de literatura.
Autor: Galvão, Pedro Mendonça
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8206926628139480
Orientador: Cavalcanti, Érika Fernanda Torres Samico Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5256493441853885
Palavras-chave: Cão;Coluna vertebral;Neurologia veterinária
Data do documento: 7-Jun-2022
Citação: Galvão, Pedro Mendonça. Doença do disco intervertebral cervical e toracolombar: revisão de literatura. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado na Clínica Cirúrgica Veterinária Thiago Zacarias e objetivou-se com este trabalho relatar as atividades vivenciadas durante essa fase de experiência prática, com a carga horária de 420 horas. Foram acompanhados atendimentos clínicos gerais, dermatológicos e ortopédicos. Foi prestado auxílio na execução de atividades de rotina como reavaliação pós-cirúrgica, vacinação, fluidoterapia, montagem de kits cirúrgicos, coleta de materiais biológicos para exames laboratoriais e citologia. E participou-se em procedimentos anestésicos, cirurgia geral e ortopédica, exames ultrassonográficos, radiográficos e eletrocardiográficos. A avaliação clínica e domínio dos métodos de diagnóstico laboratoriais e de imagem é fundamental para decisão sobre o caminho terapêutico a se seguir visando a recuperação e o bem-estar do paciente neurológico. A Doença do Disco Intervertebral (DDIV) é uma das principais afecções da coluna vertebral observadas na neurologia veterinária, ocasionando quadros variáveis de compressão medular. Clinicamente pode se expressar por disfunção locomotora dos membros, perda de tônus muscular, alterações sensoriais de dor e tato, além de causar dor severa no segmento intervertebral afetado. O conhecimento sobre os aspectos que envolvem a DDIV é fundamental para poder fornecer ao animal acometido, quando possível, a recuperação e o retorno funcional, devolvendo qualidade de vida. Por este motivo, selecionou-se esse tema para a realização da revisão de literatura presente neste trabalho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3553
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedromendoncagalvao.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.