Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3541
Título: Almoço de confraternização na UFRPE
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Eventos especiais
Data do documento: 1969
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Almoço de confraternização na UFRPE. Fotografia, revelada em papel guache, em sépia, 24 cm x 17 cm.
Abstract: Assinala o almoço de confraternização realizado na UFRPE, como não apresenta a data especificada, determinou-se o ano de 1971 como a data prevista. Sentados à mesa, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, reitor da UFRPE, e sua esposa, acompanhados por 26 componentes da universidade, professores: Evaldo Cirne de Azevedo, Humberto Carneiro (de costas), José Torres Pires, Luiz de Melo Amorim, Pedro Correia de Oliveira Andrade, Hermano da Silva Castro, José Henrique Pinto da Carvalheira, Júlio Fernandes, Luiz Geraldo Araújo, Antônio Gondim Lóssio, Cláudio Martiniano Ferreira Selva, Eliane, Edward Robson Cavalcante, Carlos Alberto Tavares, Merval Rosas e a servidora Lúcia. Participam do almoço, as servidoras Eliane e Lúcia. Observa-se que a mesa está disposta no ambiente da própria universidade, na parede posterior do ângulo esquerdo da fotografia, vê-se uma planta compondo o ambiente. Sobre a mesa, defronte ao reitor, há um arranjo misto composto por flores e frutas. As 13 cadeiras dispostas de frente para o fotógrafo não são possíveis de serem identificadas, contudo, percebe-se que a cadeira na qual está sentado o reitor Adierson integra o grupo de cadeiras que têm um revestimento. Há 06 cadeiras em madeira cujos ocupantes encontram-se de costas para o fotógrafo que apresentam o tombo patrimonial. As outras 07 nas quais os ocupantes também se encontram de costas para a objetiva, também integram o grupo de cadeiras que apresentam revestimento. No ângulo direito superior da fotografia, aparecem 02 homens de pé conversando entre si. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Que maravilha... Quanta gente boa reunida... Pena que não lembro o que estávamos comemorando... Você pode ler os nomes dos que estão aqui? Ouvindo os nomes lembro deles, mas nem sempre consigo relacionar às pessoas... Ainda bem que ficou registrado!”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg, com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel guache, em sépia, medindo 24 cm x 17 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Essa fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a lápis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3541
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0299.jpg178,94 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons