Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3537
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório e relato de caso sobre uso de flap conjuntival pediculado e plasma rico em plaquetas autólogo em úlcera de córnea não responsiva ao tratamento clínico convencional.
Autor: Silva, Marília Leite da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4150871877335715
Orientador: Santos, Edna Michelly de Sá
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5706618430575429
Palavras-chave: Clínica médica;Cão;Córnea;Ceratite
Data do documento: 25-Nov-2021
Citação: Silva, Marília Leite da. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório e relato de caso sobre uso de flap conjuntival pediculado e plasma rico em plaquetas autólogo em úlcera de córnea não responsiva ao tratamento clínico convencional. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O primeiro capítulo apresenta as principais atividades desenvolvidas e as casuísticas das afecções clínicas e os tratamentos cirúrgicos acompanhados durante o estágio supervisionado obrigatório em medicina veterinária nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, na Clínica Veterinária Bixo’s, no período de 01 de setembro a 18 de novembro de 2021, com carga horária total de 420h. Dentre as atividades, destacam-se o acompanhamento dos atendimentos clínicos e cirúrgicos. No segundo capítulo foi descrito um relato de caso sobre uso de flap conjuntival pediculado e plasma rico em plaquetas autólogo em úlcera de córnea não responsiva ao tratamento clínico convencional. O paciente foi um cão Bulldog Francês, de 6 anos de idade que apresentava conjuntiva hiperêmica, duas lesões ulcerativas com características crônicas, secreção mucosa e córnea com opacidade leve. O diagnóstico foi dado baseado nos sinais clínicos, inspeção e teste de aplicação de colírio Fluoresceína sódica 1%. Concluímos que a escolha de utilizar a técnica de recobrimento conjuntival através do flap pediculado, plasma rico em plaquetas autólogo aliado aos tratamentos clínicos, foram eficazes em promover a cicatrização da córnea.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3537
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_marilialeitedasilva.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.