Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3531
Título: Exposição sobre as ações da UFRPE no Parque Histórico dos Guararapes
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Eventos especiais
Data do documento: 1969
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Exposição sobre as ações da UFRPE no Parque Histórico dos Guararapes. Fotografia, revelada em papel guache, em sépia, 17,5 cm x 12 cm.
Abstract: Registra a exposição sobre as ações da UFRPE realizada no Parque Histórico dos Guararapes no ano de 1969. Vê-se o público que visita o mencionado evento observando os stands e cartazes alusivos ao tema. Observa-se no ângulo inferior esquerdo da fotografia, a presença de uma menina usando roupa branca que segura a mão de uma mulher cujo rosto não está visível, mas acompanha a garotinha. Essa mulher usa blusa branca, segura uma bolsa escura no antebraço esquerdo e se encontra posicionada atrás de outra figura feminina de cabelos curtos, usando óculos que traja vestido branco com estampa e segura uma bolsa escura na mão esquerda. Não se sabe essa mulher é professora ou servidora da universidade e encontra-se dialogando com outra mulher que também está de vestido branco, tem cabelos longos, usa brincos e se encontra no centro da fotografia. Olhando com cuidado, dá para identificar um garoto trajando camisa escura de poá branco e shorts branco enquanto olha para a mulher de branco. Ainda no centro, ao fundo da fotografia observa-se algumas autoridades, entre elas, uma mulher de óculos usando um leque. No ângulo esquerdo há outro grupo de mulheres, duas delas vestem branco enquanto uma usa lenço branco na cabeça. No ângulo direito da fotografia há um aglomerado de pessoas observando os cartazes enquanto outras circulam. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “O Parque Histórico dos Guararapes localizado nos Montes Guararapes guarda a História de sangrentas lutas travadas por luso-brasileiros contra os holandeses, que abriram o caminho para a rendição definitiva dos invasores que a partir de então se retiraram de Pernambuco... É um monumento nacional e patrimônio público por seus valores histórico- culturais... A UFRPE participou das comemorações levando ao público as ações desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg, com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel guache, em sépia, medindo 17,5 cm x 12 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Essa fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a lápis.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3531
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0297.jpg108,35 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons