Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3528
Título: Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil Ltda, município de Jaboatão dos Guararapes - PE, Brasil. A importância da identificação de espécies na indústria de pescado.
Autor: Verzolla, Maria Clara Corrêa
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5095624281881368
Orientador: Paiva, José do Egito de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2149351739299756
Palavras-chave: Indústria pesqueira;Controle de qualidade;Adulteração de alimentos;Pescados;Identificação
Data do documento: 4-Nov-2020
Citação: Verzolla, Maria Clara Corrêa. Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil Ltda, município de Jaboatão dos Guararapes - PE, Brasil. A importância da identificação de espécies na indústria de pescado. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: In the food industry, especially seafood, it is extremely important to identify marine species through the production cycle and product processing. Therefore, it is necessary that the processing companies are qualified to guarantee the consumer a safe, quality food without fraud. Consequently, the Mandatory Supervised Internship was carried out at Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil LTDA, with the objective of enabling the experience of the routine of the quality control sector of a fish processing establishment, promoting the acquisition of experience in the industrial environment and placing in practice knowledge acquired during graduation. Food security is a fundamental issue, not only related to the identification of species, but to all stages of the production chain. Above all, the contribution of food safety and quality control programs to the improvement of establishments that process animal products it’s of high importance.
Resumo: No ramo da indústria de alimentos, principalmente a do pescado, é de extrema importância a identificação de espécies marinhas através do ciclo produtivo e processamento do produto. Portanto, é necessário que as empresas processadoras estejam qualificadas para garantir ao consumidor um alimento seguro, de qualidade e sem a ocorrência de fraudes. Dessa forma, o Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado na Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil Ltda., com o objetivo de possibilitar a vivência da rotina exercida no controle de qualidade de um estabelecimento beneficiador de pescado, promover a aquisição de experiência no meio industrial e colocar em prática conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação. A segurança alimentar é uma questão fundamental, não apenas relacionada à identificação de espécies, mas sim a todas as etapas da cadeia produtiva. Destaca-se, sobretudo, a contribuição dos programas de autocontrole e do controle de qualidade para o aperfeiçoamento de estabelecimentos beneficiadores de produtos de origem animal.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3528
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_mariaclaracorreaverzolla.pdf958,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.