Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3523
Título: Avaliação da composição corporal através da tomografia computadorizada em cães submetidos à restrição calórica.
Autor: Madruga, Luiza Borba de Almeida
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7933258477308497
Orientador: Costa, Fabiano Séllos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6876055943439186
Palavras-chave: Cão;Obesidade;Composição corporal;Diagnóstico por Imagem;Tomografia
Data do documento: 12-Jun-2022
Citação: Madruga, Luiza Borba de Almeida. Avaliação da composição corporal através da tomografia computadorizada em cães submetidos à restrição calórica. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado para conclusão do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, foi desenvolvido na Scan Medicina Veterinária Diagnóstica, na área de Diagnóstico por Imagem, sob orientação do Prof. Dr. Fabiano Séllos Costa e supervisão do Dr. João Ricardo Bielefeld Nardotto, totalizando uma carga horária de 420 horas. Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades realizadas ao decorrer do estágio, as quais foram de suma importância para o desenvolvimento profissional do aluno. Dentre os diversos temas relacionados a tomografia computadorizada, a avaliação da composição corporal através da tomografia computadorizada em cães submetidos à restrição calórica foi escolhida como meio de desenvolvimento de um artigo científico. Neste estudo, 12 cães obesos foram submetidos à restrição calórica para perda de peso. No exame tomográfico, observou-se significativa diminuição da gordura abdominal total, gordura visceral e massa livre de gordura. Assim, apesar das respostas variadas de acordo com sexo, esterilização e porte, verificou-se diminuição de peso e gordura corporal nos cães. A realização do ESO permitiu concretizar na prática o aprendizado teórico adquirido durante a graduação, de maneira a capacitar o futuro Médico Veterinário para o mercado de trabalho, se tornando uma etapa fundamental para a conclusão do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3523
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luizaborbadealmeidamadruga.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.