Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3511
Título: Ressincronização da ovulação em fêmeas bovinas durante protocolo de IATF em estação de monta
Autor: Silva, Kleber Juliano Pessoa Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7430405045921963
Orientador: Batista, André Mariano
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5615914349535394
Palavras-chave: Bovinos;Reprodução animal;Inseminação artificial;Indução de ovulação
Data do documento: 7-Jun-2022
Citação: SILVA, Kleber Juliano Pessoa Oliveira. Ressincronização da ovulação em fêmeas bovinas durante protocolo de IATF em estação de monta. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) foi realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ, unidade da Universidade de São Paulo - USP. As atividades do ESO foram desenvolvidas durante o período de 28 de fevereiro a 19 de maio de 2022 com carga horária total de 420h, sendo 8 horas diárias de segunda a sexta-feira. As atividades foram realizadas no campus da universidade, em estações experimentais da instituição e em fazendas parceiras. A escolha da ESALQ teve como objetivo vivenciar de maneira intensiva atividades relacionadas com a fisiologia e reprodução, assim como, adquirir conhecimento e desenvolver habilidades na área de reprodução animal em geral, principalmente de animais de produção. Entre as várias biotecnologias da reprodução, a inseminação artificial teve papel de destaque para o aumento da produtividade dos rebanhos, concentrando cada vez mais os nascimentos dentro de uma propriedade. Com o aprimoramento desta técnica, a IATF possibilitou sincronizar o momento da ovulação utilizando hormônios reprodutivos. Programas de ressincronização baseados em E2/P4 foram desenvolvidos com o objetivo de propiciar novo estro em fêmeas já submetidas ao protocolo de IATF, que não tenham gestação confirmada. Nestes programas de ressincronização pode-se promover o início de um novo protocolo o mais rápido possível, podendo ser de maneira convencional (D32), precoce (D22) ou superprecoce (D14). Objetivou-se neste trabalho apresentar e descrever as diferentes formas de ressincronização da ovulação utilizadas em programas de IATF durante o manejo reprodutivo de bovinos de corte em uma estação de monta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3511
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_kleberjulianopessoaoliveirasilva.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.