Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3494
Título: Avaliação da nematofauna em áreas com diferentes coberturas florísticas e cultivo comercial no município de Igarassu - PE
Autor: Melo, Aline Fernandes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7172623621330094
Orientador: Guimarães, Lílian Margarete Paes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6858756101186556
Palavras-chave: Nematoda em plantas;Nematofauna;Fitoparasita
Data do documento: Abr-2022
Citação: MELO, Aline Fernandes de. Avaliação da nematofauna em áreas com diferentes coberturas florísticas e cultivo comercial no município de Igarassu - PE. Recife, PE. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Os fitonematoides causam perdas significativas tanto em culturas de importância econômica da região, como a cana-de-açúcar, como nas culturas de subsistência como o milho e os cultivos de inhame da costa e cará São Tomé, sendo o impacto econômico provocado subestimado, existindo poucos trabalhos nesta linha. O impacto negativo que estes nematóides parasitas de plantas provocam na produção agrícola local é subestimado e poucos trabalhos são conduzidos neste sentido. Sementes e mudas infestadas são os principais agentes de dispersão dos nematóides. A presença destes parasitos nas áreas de cultivo da região nordeste tem acarretado em reduções nas produções e limitado as possibilidades da adoção da rotação de culturas como estratégia de manejo, devido a polifagia destes patógenos, somada a ampla gama de espécies de plantas hospedeiras alternativas onde se incluem plantas daninhas. A não adoção da rotação de culturas por parte dos pequenos e médios agricultores locais contribui para se manterem os altos índices populacionais de nematóides nos solos das áreas cultivadas com inhame e cará no estado. O município de Igarassu-PE, situado no litoral norte do estado, foi umas das regiões em que os plantios de gravioleiras foram estabelecidos no final da década de 90 e início dos anos 2000, a polifagia e virulência de P. coffeae, dificulta a rotação de culturas. A realização de levantamentos populacionais em áreas produtoras permite que se tenha o conhecimento das espécies ocorrentes em determinado local, viabilizando uma orientação eficaz para o manejo destes fitoparasitas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3494
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alinefernandesdemelo.pdf952,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.