Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3490
Title: O ensino de Artes Visuais para uma Educação das relações étnico - raciais no Fundamental II nas escolas públicas municipais de Ilhéus-Bahia
Authors: Anjos, Eliete Silva dos
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/8484648364536984
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Janille da Costa
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/3170771425776045
Keywords: Relações étnicas;Relações raciais;Currículos;Educação artística (Ensino fundamental)
Issue Date: 13-Aug-2021
Citation: ANJOS, Eliete Silva dos. O ensino de Artes Visuais para uma Educação das relações étnico - raciais no Fundamental II nas escolas públicas municipais de Ilhéus-Bahia. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This research addresses the need for teaching Visual Arts to achieve an Education of ethnic-racial relations, aims to analyze how Education for ethnic-racial relations is being implemented in the Art Curriculum Component classes, offered in Elementary School II in public schools in the municipal network of Ilhéus - BA. The theoretical framework included discussions about laws 10.639 (2003) and 11.645 (2008), which changed the Law of Guidelines and Base for National Education (LDB) No. 9394 (1996) and Ana Mae Barbosa's Triangular Proposal. The methodological steps used in the research are of a qualitative, descriptive, bibliographical and documentary approach, where we carry out a literature review in articles and books by authors who discuss the proposal of Education for ethnic-racial relations in art classes. Thus, the data indicate that the present municipality promotes a pedagogical proposal that enables Education for ethnic-racial relations in the Art Curriculum Component, as seen in the Curriculum Matrix, in the Pedagogical Diary of Final Years, in the Reference Curriculum Document, in the Organic Law and in the Municipal Education Plan (PME). We found that Education for ethnic-racial relations in the Art Curriculum Component is being offered in Elementary School II in Cycles 4 and 5 and in their corresponding phases I and II in public schools in the Municipality of Ilhéus - Ba, implemented the prerogatives of laws 10.639 (2003) and 11,645 (2008).
Description: A presente pesquisa aborda sobre a necessidade do ensino de Artes Visuais para concretizar uma Educação das relações étnico-raciais, tem como objetivo analisar como está sendo implementada a Educação para as relações étnico-raciais nas aulas do Componente Curricular Arte, ofertado no Ensino Fundamental II nas escolas públicas da rede municipal de Ilhéus - BA. O referencial teórico contemplou discussões acerca das leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que alterou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 (1996), e da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Os passos metodológicos utilizados na pesquisa são de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, onde realizamos a revisão de literatura em artigos e livros de autores(as) que discutem sobre a proposta da Educação para as relações étnico-raciais nas aulas de artes. Assim, os dados indicam que o presente Município fomenta uma proposta pedagógica que possibilita a Educação para as relações étnico-raciais no Componente Curricular Arte como visto na Matriz Curricular, no Diário Pedagógico dos Anos Finais, no Documento Curricular Referencial, na Lei Orgânica e no Plano Municipal de Educação (PME). Constatamos que a Educação para as relações étnico-raciais no Componente Curricular Arte está sendo ofertada no Ensino Fundamental II nos Ciclos 4 e 5 e em suas correspondentes fases I e lI nas escolas públicas do Município de Ilhéus - BA, implementando as prerrogativas das leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3490
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_elietesilvadosanjos.pdf916,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.