Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3476
Título: Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - Relato de caso: mastocitoma canino.
Autor: Carvalho, Gilson Antonio Araujo de
Orientador: Nascimento, Júlio Cézar dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4343017315156292
Palavras-chave: Cão;Tumores em animais;Mastocitoma;Tratamento cirúrgico
Data do documento: 2-Dez-2020
Citação: Carvalho, Gilson Antonio Araujo de. Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - Relato de caso: mastocitoma canino. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório proporciona a oportunidade para os conhecimentos teóricos serem requisitados e os conhecimentos práticos serem exercitados, com a orientação dos profissionais responsáveis que irão lapidar e intensificar o aprendizado. Dessa forma, constitui-se de experiência indispensável para o aprimoramento prévio profissional e preparação para os futuros desafios que a profissão reserva. Estão descritas neste relatório as atividades realizadas no Hospital Veterinário (HOVET) no setor de cirurgia do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE no período 09 de setembro a 27 de novembro, contemplando as 420 horas de ESO. As atividades desenvolvidas foram: acesso venoso, tricotomia, auxílio em cirurgias, entre outras. Todos os dados foram obtidos por meio das fichas clínicas dos pacientes encaminhados para o setor de cirurgia, assim como os exames complementares que foram solicitados em cada caso. Neste relatório, destaca-se o caso sugestivo de Mastocitoma canino, uma patologia neoplásica que pode representar até 21% dos tumores da espécie canina. Foi possível realizar o acompanhamento do animal após o momento da prescrição da cirurgia como tratamento do nódulo sugestivo de Mastocitoma, após a realização do exame de citologia aspirativa. O animal foi submetido a cirurgia com sucesso, onde foi realizada a técnica cirúrgica de Flap Axial da artéria circunflexa profunda do ilíaco ramo ventral com margens de 3 cm. O nódulo removido foi encaminhado para o exame de histopatologia para o diagnóstico confirmativo de Mastocitoma, porém o resultado do exame ainda não foi concluído. De acordo com este relato, percebe-se a importância da vivência prática da medicina veterinária, proporcionando ao aluno a experiência de entender a dinâmica de um hospital veterinário, assim como sua casuística e rotina de cirurgias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3476
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_gilsonantonioaraujodecarvalho.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.