Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3473
Título: Exposição de Artes Folclóricas no saguão do salão nobre da UFRPE: fotografia 4
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Folclore
Data do documento: 1971
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Exposição de Arte Folclórica – Fotografia 4. Fotografia, revelada em papel guache, em sépia, 17 cm x 11 cm.
Abstract: Apresenta a Exposição de Artes Folclóricas, realizada no saguão do salão nobre da UFRPE. Como não possui uma data especificada, adotamos o ano de 1971 como a data em que foi registrada. Nesse espaço, encontram-se os itens que compõem a exposição dispostos sobre os móveis e paredes. Nessa fotografia, vê-se o professor Adierson Erasmo de Azevedo, reitor da UFRPE, falando enquanto se dirige ao grupo de pessoas formado por professores, alunos e servidores. Observa-se, no lado esquerdo da imagem, a presença de três alunas. A mais alta, trajando roupa bege e calçando sapato baixo, olha diretamente para a objetiva, enquanto segura um papel na mão direita. Ao seu lado, vê-se outra aluna, usando blusa branca e calça escura calçando sandália, que está de costas, conversando com alguém não identificado. Há, ainda, mais uma aluna usando blusa branca, saia clara e sandália de salto, que também olha diretamente para o fotógrafo. Vê-se, então, ao lado dessas alunas, Tadeu, também aluno e presidente do DCE, que aparece vestindo camisa escura e de barba. No lado esquerdo do reitor Adierson, encontram-se os professores José Torres Pires, João de Vasconcelos Sobrinho e outros não identificados. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Estou lembrando que nós já vimos outras fotos dessa mesma exposição... Vamos ver, aqui está o professor José Torres Pires e o mestre da Ecologia, professor João de Vasconcelos Sobrinho, orgulho da nossa UFRPE! Não lembro os nomes dos outros... Aqui também temos estudantes... E aqui está Tadeu, o presidente do DCE. Ele foi muito ativo no meu reitorado”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg, com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 17 cm x 11 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Essa fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Essa é a quarta fotografia da minicoleção, composta pelas imagens 0238, 0239, 0240 e 0275. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a caneta.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3473
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0275.jpg121,85 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons