Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3466
Título: Aplicação de retalhos cutâneos em cirurgias oncológicas de cães: relato de caso.
Autor: Trindade Júnior, Edvaldo Pereira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5560433613630524
Orientador: Oliveira, Andrea Alice da Fonseca
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2519790342576901
Palavras-chave: Cão;Tumores em animais;Cirurgia veterinária
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: Trindade Júnior, Edvaldo Pereira da. Aplicação de retalhos cutâneos em cirurgias oncológicas de cães: relato de caso. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Na rotina do médico veterinário o mastocitoma é considerado, dentre os casos oncológicos de rotina, o segundo mais comum, que quando diagnosticado precocemente pode oferecer ao paciente um bom prognóstico. Para realização do tratamento é importante a realização de exames complementares, dentre eles, o exame citológico que irá direcionar a terapêutica mais adequada, em caso de diagnóstico positivo a exérese cirúrgica dever ser realizada, sendo importante também identificar o estadiamento do(s) tumor(es). Objetivou-se com esse trabalho apresentar um relato de caso de uma paciente da espécie canina, da raça Dachshund pelo duro, 8 anos, peso 9,5kg, a qual após ser diagnosticada com mastocitoma em região de membro pélvico direito, foi submetida ao tratamento cirúrgico e quimioterápico. Após a exérese do tumor de mastocitoma, foi necessária a utilização de um retalho cutâneo subdérmico de rotação para oclusão da ferida cirúrgica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3466
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_edvaldopereiradatrindadejunior.pdf976,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.