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Título: Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade
Autor: Jesus, Andrea Santos de
Orientador: Albuquerque, José de Lima
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
Palavras-chave: Arte;Educação ambiental;Lixo como material artístico;Ateliês de artistas
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: JESUS, Andrea Santos de. Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Camaçari, 2021.
Abstract: The research under discussion has the central scope to investigate the studio as a space for creation and production of sustainable art, as well as to discuss the binomial art and sustainability as an instrument of environmental education, identify the inputs and the sustainable art production process and present the artist's perceptions plastic facing the challenges of undertaking art under the dimension of sustainability. The theme is justified by the human urgency in the path of ecological awareness and preservation of the planet's natural resources, relevant to sustaining life. The effects of consumerism and the growing search for modernization have resulted in the degradation of areas and natural sources, causing harmful damage to society's quality of life. The motivation for the subject was due to the author's experiences in the production of art from recycled materials and militancy in environmental issues. The methodology used was the multiple case study, carried out among plastic artists in their spaces of creation with reusable raw material, the approach followed a qualitative line. The results indicate that the use of recycled materials around art represents a strong educational, socio-historical and cultural component towards preservationism.
Resumo: A pesquisa em comento tem o escopo central investigar o atelier como espaço de criação e produção de arte sustentável, como também discutir o binômio arte e sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, identificar os insumos e o processo de produção de arte sustentável e apresentar percepções do artista plástico frente aos desafios de empreender arte sob a dimensão da sustentabilidade. O tema se justifica diante da urgência humana no caminho da consciência ecológica e preservação dos recursos naturais do planeta, relevantes para a sustentação da vida. Os efeitos do consumismo e a busca crescente por modernização, implicaram na degradação de áreas e fontes naturais, provocando prejuízos danosos sobre a qualidade de vida da sociedade. A motivação pelo assunto se deu por vivências da autora na produção de arte a partir de insumos reciclados e militância nas questões ambientais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado entre artistas plásticos em seus espaços de criação com matéria-prima reutilizável, a abordagem acompanhou a linha qualitativa. Os resultados sinalizam que a utilização de materiais reciclados no entorno da arte representa forte componente educacional, sócio-histórico e cultural rumo ao preservacionismo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3457
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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