Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3449
Título: Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Laboratório de Diagnóstico Animal (LADA) no município de Caruaru - PE - Brasil. Perspectiva global da presença de Clostridium perfringens em farinhas de origem animal para frango de corte.
Autor: Farias, Cláudia Kathariny da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7219042581179480
Orientador: Pinheiro Junior, José Wilton
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3931532041328673
Palavras-chave: Frango de corte;Nutrição animal;Alimentos de origem animal;Contaminação;Clostridium;Diagnóstico de laboratório
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: Farias, Cláudia Kathariny da Silva. Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Laboratório de Diagnóstico Animal (LADA) no município de Caruaru - PE - Brasil. Perspectiva global da presença de Clostridium perfringens em farinhas de origem animal para frango de corte. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente relatório aborda as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Laboratório de Diagnóstico Animal - LADA no período de 30 de agosto de 2021 a 19 de novembro de 2021, na cidade de Caruaru - PE, com carga horária total de 420 horas. Objetivou-se com o estágio acompanhar a rotina do laboratório de diagnóstico avícola com o desenvolvimento das seguintes atividades: análise microbiológica para Salmonella spp., Clostridium spp., Escherichia coli e outras Enterobactérias; Provas bioquímicas; Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (ELISA) para Mycoplasma gallisepticum, Pneumovírus aviário, Doença Infecciosa Bursal (Gumboro), Vírus da Bronquite infecciosa e Doença de Newcastle; Pesquisa de micotoxinas (Aflatoxina, Fumonisina, Toxina T-2, Ocratoxina, entre outras); Necropsia de frangos de postura, frangos de corte e pintos de um dia; Monitoria sanitária em incubatórios; Identificação de fungos anemófilos e Parasitológico de fezes. A experiência adquirida durante o ESO possibilitou a consolidação dos conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação, além da aprendizagem sobre as práticas laboratoriais. A realização do estágio possibilitou o desenvolvimento do artigo intitulado: “Perspectiva global da presença de Clostridium perfringens em farinhas de origem animal para frango de corte nos últimos 15 anos (2006-2021): Revisão sistemática” que consistiu na análise de artigos que retrataram a prevalência da contaminação de farinhas de origem animal por C. perfringens publicados nos últimos 15 anos. Foi realizada a triagem de 1.979 artigos, no qual, foram incluídos e avaliados 7 artigos completos, com isso, foi possível constatar uma prevalência mundial de 46,56%, sendo as prevalências dos continentes de 73,63% na América do Norte, 46,22% na América do Sul e 37,89% na Ásia. A escassez de estudos sobre o tema é alarmante, devido ao impacto e a importância de C. perfringens para a saúde avícola e para a saúde humana. Essa carência de artigos pode sugerir duas hipóteses, a primeira seria que a biosseguridade está sendo aplicada e, em consequência disso, as contaminações são cada vez menos frequentes ou que devido a revogação da Instrução Normativa nº 15 de 29/10/2003, o tema não é mais tão explorado em virtude da ausência de estabelecimento de limites máximos legais para comercialização.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3449
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_claudiakatharinydasilvafarias.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.