Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3446
Título: Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho
Autor: Marques, Wanderson Rodrigues
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0124023393200221
Orientador: Lima, Felipe de Brito
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
Palavras-chave: Sistemas de recuperação da informação;Transtornos do espectro autista;Inclusão social;Desemprego
Data do documento: 4-Mar-2021
Citação: MARQUES, Wanderson Rodrigues. Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, 2021.
Abstract: This research has the objective of developing a prototype for a web system aimed at sup-porting adult individuals with autism in the job market, from a discussion of autism’s charac-teristics, the process of insertion of people diagnosed with autism in the job market and the development of data collection instruments to inform the definition of the system’s function requirements. The theoretical framework encompasses discussions about autism in adult individuals and their needs in relation job market insertion. Methdological procedures con-sisted in the application of a survey as well as interviews with autistic individuals, profes-sionals from the field of Psy-chology and company representatives to obtain data which in-formed the requirements. As a result, the system named Labour Alternative for Autism Spec-trum Disorder (ALTEA). Data obtained, along with discussions carried out and system itself, are expected to help individuals obtain job opportunities in the private sector.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3446
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wandersonrodriguesmarques.pdf420,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.