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Título: É mais caro ser mulher? Uma análise sobre o consumo feminino
Autor: Silva, Mirian Nunes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1936453717224178
Orientador: Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2538184572616875
Co-orientador : Silva, Laurileide Barbosa da
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/7869325906861017
Palavras-chave: Consumidoras;Defesa do consumidor;Consumo (Economia)
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: SILVA, Mirian Nunes. É mais caro ser mulher? Uma análise sobre o consumo feminino. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The present work proposes analyzing the relationship between consumption and gender in the consumer society. This term is used from the considerations of Zygmunt Bauman, he understood this society promotes a consumerist lifestyle. Whitin these considerations, the concept of vulnerability in the Consumer Defense Code (CDC) stands out. The work has as general objective to research the relationship between gender, consumption and vulnerability. Throught qualitative, descriptive and documentar methodology, with the following proceedings: Literature review on consumption and gender e CDC analysis. Taking these aspects into account it’s understood that female consumers are twice as vulnerable, as they aren’t only consumers, but also because they are women. Thus, characterizing itself as hypervulnerable. It could also be observed the “pink tax” factor, where there is a disproportion in the values of products when they are aimed at women, understanding then it is more expensive to be a woman.
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a relação entre consumo e gênero na chamada sociedade de consumidores. Esse termo é utilizado a partir das considerações de Zygmunt Bauman, que entende que essa sociedade promove um estilo de vida consumista. Dentro dessas considerações, destaca-se o conceito de vulnerabilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O trabalho tem como objetivo geral pesquisar a relação entre gênero, consumo e vulnerabilidade. Através de metodologia qualitativa, descritiva e documental, com os seguintes procedimentos: Revisão bibliográfica sobre consumo e gênero e análise do CDC. Levando em consideração esses aspectos compreende-se que as consumidoras são duas vezes vulneráveis, pois não são somente consumidores, mas também por serem mulheres. Sendo assim, caracterizando-se hipervulnerável. Também pôde-se observar que o fator do “pink tax”, taxa rosa, onde ocorre uma desproporcionalidade nos valores dos produtos quando eles são direcionados as mulheres, compreendendo então que é mais caro ser mulher.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3431
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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