Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/343
Título: Provas de função hepática na intoxicação experimental de caprinos (Capra hircus, L.), por Cestrum laevigatum Schlecht. Cadernos Ômega. Série Veterinária, Recife, n. 4, p. 7-13, 1990.
Autor: Barreto, Adilson Paes
Silva, Francisco Feliciano da
Santos, Lúcia de Fatima Lopes dos
Palavras-chave: Caprinos;Testes de função hepática;Plantas venenosas;Intoxicação
Data do documento: 1990
Editor: Barreto, Adilson Paes; Silva, Francisco Feliciano da; Santos, Lúcia de Fatima Lopes dos. Provas de função hepática na intoxicação experimental de caprinos (Capra hircus, L.), por Cestrum laevigatum Schlecht
Abstract: Verificou-se, experimentalmente, a toxidez das folhas verdes, brotos e folhas madurar de Cestrum laevigatun Schlecht, em estado fresco, administrados por via oral a 16 caprinos mestiços, com idade entre nove a 17 meses e peso corporal variando de dez à 32 kg. Reproduziu-se a intoxicação aguda em oito animais escolhidos aleatoriamente, quando se administrou a planta nas doses de 30 a 85 g/kg de peso corporal, e intoxicação crônica, nas doses crescentes de três a 90 g/Kg de peso corporal, nos outros animais do experimento. Todos os animais apresentaram sintomas de intoxicação em ambas as fases. Fez-se a eleição dos exames ligados a possível hepatopatias que viessem a ocorrer. Utilizou-se o soro sanguíneo dos caprinos para as provas da função hepática a, onde foram registrados como achados constantes nas duas fases da intoxicação, um aumento relativo das taxas sérias da fosfatase alcalina de hidrogenase de glutamato, tansaminase glutâmica pirúvica, transaminase glutâmica oxalácetica, bilirrubina total e bilirrubina indireta. Os valores séricos da bilirrubina direta e do índice ictérico não se alteraram nas intoxicações aguda e crônica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/343
Aparece nas coleções:n. 4, 1990 (Série Veterinária)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n4_1990_vet_01.pdf332,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.