Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3422
Título: Ciclofotocoagulação transescleral com laser micropulsado como tratamento para glaucoma refratário em um cão da raça Shih- tzu: relato de caso.
Autor: Barbosa, Ana Paula Vieira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2504512434697800
Orientador: Sá, Fabrício Bezerra de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5063398024530288
Palavras-chave: Oftalmologia veterinária;Glaucoma;Tratamento cirúrgico
Data do documento: 19-Jul-2021
Citação: Barbosa, Ana Paula Vieira. Ciclofotocoagulação transescleral com laser micropulsado como tratamento para glaucoma refratário em um cão da raça Shih- tzu: relato de caso. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O Estágio Supervisionado Obrigatório é uma transição entre a graduação e os primeiros passos profissionais. Possibilita um contato mais prático com o exercício da veterinária e complementa a teoria adquirida no decorrer da graduação. Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio na clínica Pet Vision- Centro Oftalmológico Veterinário, em Campo Belo- São Paulo. O estágio resultou em um relato de caso intitulado “Ciclofotocoagulação transescleral com laser micropulsado como tratamento para glaucoma refratário em cão da raça shih tzu- relato de caso.”. O glaucoma possui diferentes etiologias, leva à cegueira irreversível e seu tratamento, seja clínico ou cirúrgico, consiste no controle do principal fator de risco, a elevação da pressão intraocular acima de 20 mmHg. Em casos de glaucoma refratário ao tratamento clínico, diferentes cirurgias e técnicas vêm sendo atualizadas, objetivando elevar as taxas de sucesso do controle desse fator de risco e, a longo prazo, aumentar as chances de manutenção da visão. Dentre elas, a ciclofotocoagulação transescleral com laser micropulsado vem sendo utilizada como complemento à terapia medicamentosa e, até então, os estudos relatam poucas complicações pós- cirúrgicas quando comparadas a outras técnicas. Neste relato, um animal da espécie canina, raça Shih Tzu, foi submetido ao tratamento cirúrgico por não apresentar melhoras com a terapia convencional e persistir com uma pressão intraocular de 35 mmHg no olho direito. Aos 27 dias após o procedimento, a pressão intraocular reduziu para 16 mmHg e mantinha-se estável, a terapia medicamentosa foi reajustada, garantiu-se conforto e qualidade de vida para a paciente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3422
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_anapaulavieirabarbosa.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.