Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3413
Título: Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do município do Recife - PE, Brasil: fluxo de atendimento a casos humanos suspeitos de esporotricose no município de Camaragibe - PE.
Autor: Paula, Alexsandra Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8160895943907205
Orientador: Brandespim, Daniel Friguglietti
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0279327020788151
Palavras-chave: Medicina veterinária;Formação profissional;Saúde pública;Zoonoses;Esporotricose
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: Paula, Alexsandra Silva de. Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do município do Recife - PE, Brasil: fluxo de atendimento a casos humanos suspeitos de esporotricose no município de Camaragibe - PE. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina importante que interliga o conhecimento acadêmico com a prática profissional. A atuação profissional do médico veterinário na saúde pública está relacionada às diferentes atividades que contemplam desde a gestão, planejamento em saúde até as mais comuns e já conhecidas, como vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. A vivência do estágio foi realizada na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ) da Prefeitura Municipal do Recife. No período 17 de agosto a 25 de novembro de 2020, foi cumprida a carga horária de 420 horas. Na UVACZ foram desenvolvidas diariamente inúmeras atividades, desde Controle de vetores à vigilância no controle das zoonoses, monitoramento na qualidade da água, solo e ar entre outras atividades, incluído educação em saúde. Diante do exposto, o objetivo do ESO foi descrever as atividades realizadas na UVACZ agregando conhecimentos e experiências na área de saúde pública. Este relatório foi dividido em dois capítulos, o primeiro descreve as atividades de rotina UVACZ, o segundo versa sobre um relato de caso de esporotricose, e fluxo de atendimento a casos suspeitos desta zoonose no município de Camaragibe-PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório proporcionou a vivência da experiência profissional que auxiliou no amadurecimento para o exercício da profissão, visto a ampliação do conhecimento e a oportunidade da realização de práticas não vivenciadas até então, durante o curso de graduação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3413
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_alexsandrasilvadepaula.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.