Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3301
Título: Jornada Universitária realizada em Salgueiro, entrega de medicamentos: fotografia 8
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Jornada Científica;Ação social
Data do documento: 1971
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Jornada Universitária realizada em Salgueiro, entrega de medicamentos - Fotografia 8. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 24 cm x 18 cm.
Abstract: Registra a entrega de medicamentos durante a Jornada Universitária realizada em Salgueiro, Pernambuco. Como não possui uma data especificada adotamos o ano de 1971 como a data em que foi registrada. Esta fotografia registra a área interna da sala onde voluntários realizam a leitura das prescrições médicas, a seleção e a entrega dos medicamentos através de um compartimento aberto às pessoas que aguardam organizadas em filas. Vê-se um rapaz vestindo camiseta branca segurando frascos de medicamentos na mão direita, enquanto segura alguns papéis, certamente prescrições médicas na mão esquerda; vê-se também uma moça usando blusa listrada segurando algumas prescrições enquanto lê a primeira delas. Do lado direito da fotografia vê-se parte de um braço de alguém não identificado. No lado esquerdo da fotografia, observa-se a presença de duas mulheres que aparecem de costas.Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Vejo a distribuição de medicamentos prescritos pelo médico que integrava a equipe da UFRPE após a consulta à comunidade... Essa era uma das atividades que aconteciam durante as Jornadas Universitária e aconteceu também na comunidade de Salgueiro”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 04 de maio de 2016, no setor de Normalização da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h32min22seg. com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Esta fotografia faz parte da minicoleção composta pelas fotos 0256, 0257, 0258, 0259, 0260, 0261, 0262 e 0263. Não possui duplicatas. Observa-se marcas do tempo na parte superior direita, no lado esquerdo tanto na borda superior quanto um pouco mais central e também na borda inferior. Não possui informações escritas no verso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3301
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0263.jpg158,91 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons