Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/329
Título: Sistema de planejamento, pesquisa e ação
Autor: Melo, Maria Ângela Campeio de
Palavras-chave: Administração pública;Planejamento administrativo;Organização e métodos
Data do documento: 1988
Citação: MELO, Maria Ângela Campeio de. Sistema de planejamento, pesquisa e ação. Cadernos Ômega. Série Ciências Humanas, Recife, n. 2, p. 35-45, 1988
Abstract: Apresenta-se uma reflexão sobre o planejamento, abordando o conflito "atores planejadores versus atores executores", e a ignorância das consequências das ações de implementação das políticas. Subjacente a esta dicotomia é identificada outra dualidade centrada na oposição "pesquisa-ação. Em seguida são abordadas concepções de planejamento como processo, a criação do conceito de "reticulado" com o mecanismo capaz de produzir os resultados desejados pelo planejamento público, e sua expansão, assim como o papel do pesquisador enquanto observador-participante no mesmo. Finalmente a pesquisa-ação é indicada como metodologia essencial à superação da dicotomia "planejamento versus execução", em virtude da mesma "preconizar - e possibilitar - a integração entre os componentes de pesquisa e de ação necessários ao desenvolvimento social". Complementarmente, a partir de uma situação, é sugerida a formação de um reticulado de planejamento, pesquisa e ação, sua metodologia e tarefas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/329
Aparece nas coleções:n. 2, 1988 (Série Ciências Humanas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1988_hum_04.pdf458,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.