Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3278
Title: Operação Azul e Branco, trabalho extensionista em colaboração com o Exército Brasileiro – Fotografia 10
Authors: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Keywords: Memória;Reitorado 1969-1973;Extensão universitária
Issue Date: 1971
Publisher: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citation: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Operação Azul e Branco, trabalho extensionista em colaboração com o Exército Brasileiro – Fotografia 10. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 18 cm x 12 cm.
Abstract: Retrata a décima fotografia de uma minicoleção composta pelas imagens 0225 a 0234 relacionadas à Operação Azul e Branco que relata o trabalho extensionista da UFRPE em colaboração com o Exército Brasileiro. Como não possui uma data especificada adotamos o ano de 1971 como a data em que foi registrada. A Operação Azul e Branco foi uma ação do Exército Brasileiro, realizada em parceria com as Universidades. A UFRPE logo se agregou através da Coordenação de Atividades de Extensão – COATE, criada em 1971, a célula mater da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE e participou de várias ações. Essa ação permitiu que a Universidade agregada ao Exército Brasileiro se movimentasse levando professores, alunos e técnicos para os municípios do interior, ali permanecendo durante uma semana para ministrar cursos, palestras, eventos e dar assistência técnica àquelas comunidades. Foi um trabalho de extensão que oportunizou à Universidade romper a fronteira do campus para encontrar o homem do campo. Revela uma atividade cultural da qual participam muitas pessoas de uma comunidade não identificada. Vê-se um grupo de homens, mulheres e crianças que olham atentamente para o que parece ser um palco que apresenta o lado direito meio desmontado. Observa-se que algumas dessas pessoas olha para o fotógrafo. Atrás deles, no andar térreo, onde se realiza essa atividade, aparecem 04 colunas e uma parede ou painéis de madeira. Percebe-se a existência de um andar superior. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Essas atividades da Operação Azul e Branco e das Jornadas Universitárias foram muito importantes, a Universidade abriu as portas para a comunidade. A partir delas a Rural saiu do anonimato”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com transcrição da bibliotecária Conceição Martins.
Description: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 18 cm x 12 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Esta fotografia integra uma minicoleção composta pelas imagens 0225, 0226, 0227, 0228, 0229, 0230, 0231, 0232, 0233 e 0234 relacionadas à Operação Azul e Branco promovida pelo Exército Brasileiro. Não possui duplicata. Possui informações escritas a lápis e a caneta no verso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3278
Appears in Collections:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC_adierson_0234.jpg123,78 kBJPEGView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons