Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3258
Título: Comemoração do aniversário do Reitor realizada no Departamento de Economia Doméstica – Fotografia 3
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Celebrações
Data do documento: 1969
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Comemoração do aniversário do Reitor realizada no Departamento de Economia Doméstica – Fotografia 3. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 18 cm x 12 cm.
Abstract: Registra a continuação da comemoração do aniversário do Reitor realizada no Departamento de Economia Doméstica no ano de 1969. Vê-se o reitor Adierson Erasmo de Azevedo, o aniversariante, sorridente recebendo os cumprimentos dos amigos professores Luiz de Góes, Evaldo Cirne de Azevedo, Euclides Feitosa e Marcos Cavalcanti Diniz, tendo ao seu lado esquerdo, Maria Clara, bibliotecária da Biblioteca Central, com uma rosa em suas mãos ofertada pelo reitor. Vê- se à direita da mesa de doces e salgados, um vaso contendo rosas entregues pelo aniversariante como agradecimento às participantes. Logo a seguir, vê-se um professor não identificado e 02 professoras, a primeira delas também está segurando uma rosa e atrás dela há outra professora, ambas não foram identificadas. Observa-se que do lado esquerdo da sala atrás do reitor, há um quadro de giz e um quadro de avisos, após ele aparece um armário de aço sobre o qual há material não identificado. Nessa parede, existe um aparelho de ar-condicionado e abaixo dele, um armário e sobre ele encontram-se alguns cartazes. Há também uma espécie birô ou mesa. Nesse lado, aparece o braço de alguém não identificado. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Estou aqui, Evaldo Cirne, Luiz de Góes, Marcos Diniz... (Observando e tamborilando...) E agora? ... Maria Clara? É ela aqui sim. (Lendo o verso...). Foi uma comemoração muito bonita como eu era o aniversariante, recebi uma rosa de cada docente presente a festividade comemorativa do meu aniversário! Meu aniversário é 02 de junho! (Risos) ... Ela, Maria Clara estava acabando de me entregar um presente.... Vejam, minha esposa, Líbia, ciente dessa comemoração, organizou uma forma de eu agradecer as homenagens que iria receber, então levou um vaso com rosas que colocou num canto da mesa e a cada presente que eu recebia das professoras presente, eu lhes entregava uma rosa! (Risos...). Foi bem emocionante! ”FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica “Professor João Baptista Oliveira dos Santos”, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com transcrição da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 18 cm x 12 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui uma duplicata. Possui informações escritas a caneta e a lápis no verso de uma delas. Esta fotografia ao lado das fotografias 0210, 0211, 0213, 0214 e 0215 integram uma minicoleção relacionada a esse tema.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3258
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0212.jpg85,73 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons