Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3243
Título: Ampliação, reforço do alicerce e construção de mais um pavimento no prédio da reitoria da UFRPE – Fotografia 6
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Reparos - Construção
Data do documento: 1969
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Ampliação, reforço do alicerce e construção de mais um pavimento no prédio da reitoria da UFRPE – Fotografia 6. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 24 cm x 18 cm.
Abstract: Registro exclusivo da construção dos 05 blocos que compõem a ala esquerda do prédio da reitoria da UFRPE, realizada em 1969. Vê-se, meio que do lado do segundo bloco da esquerda para a direita, 03 trabalhadores da construção civil não identificados, sendo que 01 deles encontra-se à sombra usando a pá, ao se lado há outro usando camiseta branca, um pouco de lado no que depois viria a ser a calçada, aparece outro trabalhador usando chapéu, sem camisa ao lado de 01 carro de mão com material a ser utilizado na obra. Observa-se no local, restos de materiais usados na construção. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Quando assumi a reitoria, havia apenas o bloco central, o prédio da reitoria... Havia uma necessidade muito grande dessa ampliação... Então decidimos colocar a mão na massa... E aí foi muito trabalho, tivemos reforma e novas construções...” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com a respectiva transcrição. PESQUISA COMPLEMENTAR da bibliotecária Conceição Martins: O conjunto arquitetônico mais conhecido como “prédio da Reitoria da UFRPE”, localizado no campus de Dois Irmãos, no Recife, PE, onde fica localizada a reitoria da universidade e por mais 10 blocos, sendo 05 deles na ala direita e mais 05 na ala esquerda. Constitui um exemplar singular da Arquitetura Moderna em Pernambuco dos anos 30, daí sua condição de Imóvel Especial de Preservação municipal, ou seja, trata-se de um prédio tombado como patrimônio de acordo com a Lei nº 16.284 de 1997, da Prefeitura Municipal do Recife,também conhecida como Lei dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP’s), cujo objetivo é salvaguardar os imóveis de valor histórico da região e de mais outros 22 bairros da Cidade do Recife. O conjunto predial da reitoria da UFRPE, é o Imóvel Especial de Preservação – IEP, de nº 228, constante do Anexo I da mencionada Lei. Maiores informações: Prédio da reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: Editora da UFRPE, 2012. Disponível em: http://www.editora.ufrpe.br/Predio_reitoria.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a caneta no verso. Apresenta marcas do tempo em sua extremidade direita. Esta fotografia ao lado das fotos 0191, 0192, 0193, 0194, 0195 e 0197 compõem uma minicoleção relativa à ampliação, reforço do alicerce e construção de mais um pavimento no prédio da reitoria da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3243
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0196.jpg250,7 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons