Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Fabiana Cristina da-
dc.contributor.authorSilva, Angelina Xavier da-
dc.date.accessioned2022-09-16T20:13:37Z-
dc.date.available2022-09-16T20:13:37Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationSilva, Angelina Xavier da. Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal. 2021. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3228-
dc.descriptionEsse estudo teve a finalidade de analisar as continuidades e as rupturas das Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no período de 2015 a 2020. Assim, buscamos caracterizar as Políticas Públicas Educacionais para os anos iniciais, presente no ano de 2015, e as analisamos utilizando como parâmetro de comparação o ano anterior com os de ruptura democrática (2016, 2017, 2018). Por fim, evidenciamos essas na nova gestão federal (2019, 2020). Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a construção das políticas públicas, e recorremos aos seguintes autores: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), entre outros. E, quanto ao Brasil, buscamos os seguintes autores: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) e outros, com a finalidade de apreender sobre os contextos e objetivos que culminaram nos avanços e retrocessos. Nessa linha, buscamos nos subsidiar em pesquisas dos últimos cinco anos que tratavam dessa problemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo documental, e baseia-se análise de conteúdo. A análise mostrou que, no governo eleito pelo povo, foram encontrados dez programas educacionais, em diferentes áreas. E, no que concerne aos anos de ruptura democrática, observamos que algumas políticas foram continuadas, outras silenciadas, ou substituídas, diferindo das concepções democráticas que reconhecemos. Atualmente, podemos constatar que os programas elaborados seguem a mesma linha da gestão de ruptura.pt_BR
dc.description.abstractThis study had an analysis problem as continuities and ruptures of Public Educational Policies for the initial years of Elementary School in Brazil in the period from 2015 to 2020. Thus, we sought to characterize the Public Educational Policies for the years present in 2015. And we analyzed them using as a comparison parameter the previous year with those of democratic rupture (2016, 2017, 2018). And finally, we evidence these, in the new federal administration (2019, 2020). For the development of this study, we focused on understanding the construction of public policies and resorted to the following authors: Dantas (2007), Fernandes (2007), Ham; Hill (1993), Lowi (1996), Rua (2009), among others. As for Brazil, we sought the following authors: Saviani (2008), Libâneo; Oliveira; Toschi (2007) and others, with a deep understanding of the contexts and objectives that culminated in advances and setbacks. Along these lines, we sought to subsidize research from the last five years that dealt with this issue. The research is of a qualitative nature, of the documentary type, and is based on content analysis. A study published that in the government elected by the people, ten educational programs were found, in different areas. And with regard to the years of democratic rupture, we observe that some policies were continued, others silenced, or replaced, differing from the democratic conceptions we recognize. Currently, we can see that the elaborated programs follow the same line as the rupture rupture.pt_BR
dc.format.extent87 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titlePolíticas Públicas Educacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental: continuidades e rupturas na esfera federal.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3310009359807396pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6908776370908653pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_angelinaxavierdasilva.pdf821,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.