Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3215
Título: Abordagem cordial de conceitos químicos: razão e emoção para construção de um ensino de Química mais humanizado.
Autor: Santana, Islley Kauana Marques de
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Ensino de ciências;Química;Educação e direitos humanos
Data do documento: 1-Jun-2022
Citação: Santana, Islley Kauana Marques de. Abordagem cordial de conceitos químicos: razão e emoção para construção de um ensino de Química mais humanizado. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: In the 21st century, Teaching and Learning methodologies used in Science classes are still predominantly traditional, with students being placed as passive subjects and not reflective about the process. With the intention of overcoming these characteristics of uncritical teaching, content and disseminator of prejudices, we defend a school model that seeks to value Education in Human Rights. However, for that, it is necessary to have the formation, initial and continuous, of teachers of Science who are concerned with the formation of people beyond the scientific contents, seeking to stimulate critical reflection and the discomfort with social injustices. One of the possibilities we see for this is the elaboration of Didactic Strategies based on Cordial Content, that is, science content pedagogized from Human Rights Education that seek to merge reason and emotion. In view of the above, the present text seeks to work with the relationship between Chemistry Teaching and Human Rights Education, within the scope of initial and continuing education, considering the elaboration of didactic strategies based on cordial contents. For this, we set the objective of analyzing the understanding of Chemistry teachers, in initial and continuing education, about the work with the relationship between the teaching of scientific content and Education in Human Rights. Initially, we developed and applied a training mini-course for students of the Programa de Residência Pedagógica of the Degree in Chemistry and, at another time, for students of the Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), both from the Universidade Federal Rural de Pernambuco, approaching the cordial contents and ways of working with them in the classroom, with emphasis on didactic sequences, STS-art didactic sequences and pedagogical workshops. The participants produced proposals at the end of each action, which were analyzed using an instrument containing the following criteria: 1) Structure and Organization; 2) Theme, Context and Content; 3) Methodology. For each criterion, we classified the proposals as Sufficient, Little Sufficient and More than Sufficient. It was possible to observe, during the process of analyzing the proposals, that the students had a good involvement with the cordial contents. However, we understand that we still have a long way to go when it comes to training teachers and teachers who approach Human Rights Education and Science Teaching.
Resumo: No século XXI as metodologias de Ensino e Aprendizagem utilizadas nas aulas de Ciências ainda são predominantemente tradicionais, o que admite que as/os estudantes sejam vistos enquanto sujeitos passivas/os e não reflexivas/os nesse processo. Com intenção de repensar essas características de Ensino acrítico, conteudista e disseminador de preconceitos, defendemos um modelo de escola que busca a valorização da Educação em Direitos Humanos. Mas, para isso, é necessário que haja a formação, inicial e continuada, de professoras e professores de Ciências que se preocupam na formação de pessoas para além dos conteúdos científicos, buscando estimular a reflexão crítica e o incômodo com as injustiças sociais. Uma das possibilidades que enxergamos para isso é a elaboração de Estratégias Didáticas baseadas nos Conteúdos Cordiais, ou seja, conteúdos de ciências pedagogizados a partir da Educação em Direitos Humanos que buscam fundir razão e emoção. Diante do exposto, o presente texto busca trabalhar com a relação entre o Ensino de Química e a Educação em Direitos Humanos, no âmbito da formação inicial e continuada, considerando a elaboração de estratégias didáticas com base nos conteúdos cordiais. Para isso, estabelecemos como objetivo analisar a compreensão de professoras e professores de Química, em formação inicial e continuada, sobre o trabalho com a relação entre o ensino de conteúdos científicos e a Educação em Direitos Humanos. Inicialmente elaboramos e aplicamos um minicurso de formação para as/os estudantes da Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Química e, em outro momento, para as/os estudantes do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, abordando os conteúdos cordiais e as formas de trabalhar com eles em sala de aula, com destaque para sequências didáticas, sequências didáticas CTS-arte e oficinas pedagógicas. Os participantes produziram propostas ao final de cada ação, que foram analisadas utilizando um instrumento contendo os seguintes critérios: 1) Estrutura e Organização; 2) Tema, Contexto e Conteúdo; 3) Metodologia. Para cada critério, classificamos as propostas como Suficiente, Pouco Suficiente e Mais que Suficiente. Foi possível observar, durante o processo de análise das propostas, que as/os estudantes tiveram um bom envolvimento com os conteúdos cordiais. Entretanto, entendemos que ainda temos muito o que avançar no que se trata de formação de professoras e professores que com abordagem da Educação em Direitos Humanos e o Ensino de Ciências.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3215
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_islleykauanamarquesdesantana.pdf971,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.