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Título: Impacto ambiental: uma proposta metodológica para o ensino de ciências numa perspectiva argumentativa com o uso de resolução de problema e do jogo didático Salve o rio.
Autor: Amorim, Caroline Vitória Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0816099485845957
Orientador: Silva, Suely Alves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Educação ambiental;Jogos educativos;Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 3-Jun-2022
Citação: Amorim, Caroline Vitória Alves. Impacto ambiental: uma proposta metodológica para o ensino de ciências numa perspectiva argumentativa com o uso de resolução de problema e do jogo didático Salve o rio. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present work is based on presenting the contributions of the didactic game “Salve o Rio” as a strategy in the science teaching-learning process in elementary school, since several studies elucidate the difficulties the students show in having the discipline contents appropriated, demonstrating the need to develop alternative teaching methodologies. The purpose of this work was to evaluate the use of the game “Salve o Rio” as a methodological strategy, in order to stimulate the interest and motivate students on the topic of environmental education. The study was developed and applied with 9th grade students from a municipal school in the city of Recife-PE, whose classes had previously addressed the content of Environmental Education, adding up to 24 students. The interaction between the students, the teacher/student relationship and the way the teams argued at the time of application of the game were observed. It was seen that the cooperative character among the participants and the mood of enthusiasm and involvement in the execution of the game increased. As for the educational process, the didactic game “Salve o Rio” was characterized as an auxiliary tool for science teaching.
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições do jogo didático ‘Salve o rio’ como estratégia no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino fundamental II, uma vez que vários estudos elucidam as dificuldades de apropriação de conteúdos da disciplina por parte dos estudantes, mostrando a necessidade do desenvolvimento de metodologias didáticas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do jogo Salve o Rio como estratégia metodológica, com o intuito de despertar o interesse e motivar os estudantes para o conteúdo de educação ambiental. O estudo foi desenvolvido e aplicado com alunos do 9º ano de uma escola Municipal da cidade do Recife-PE, cujas turmas haviam estudado anteriormente o conteúdo de Educação Ambiental, totalizando 24 alunos. Observou-se a interação entre os alunos, relação professor/aluno e a forma de argumentação das equipes no momento da aplicação do jogo, foi visto que aumentou o caráter cooperativo entre os participantes e clima de entusiasmo e envolvimento na execução do jogo. Quanto ao processo educativo, o jogo didático Salve o Rio se caracterizou como ferramenta auxiliar de ensino de ciências.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3198
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