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Título: Influência do efeito de queimadas na visibilidade horizontal em aeródromos no estado do Mato Grosso.
Autor: Gomes, Gabriella Helena Camargo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7449671578032492
Orientador: Nascimento, Cristina Rodrigues
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9289129949520610
Palavras-chave: Queimada;Incêndios florestais;Visibilidade;Aeroportos
Data do documento: 23-Mai-2022
Citação: Gomes, Gabriella Helena Camargo. Influência do efeito de queimadas na visibilidade horizontal em aeródromos no estado do Mato Grosso. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Forest fires in the state of Mato Grosso cause a series of consequences for the environment and society. Particles suspended in the air, from the large amount of smoke released, can bring challenges and damages to civil aviation, as, in some cases, they interrupt airport operations, endanger the lives of passengers and affect the local economy. Therefore, the present research aims to evaluate the influence on the horizontal visibility of the concentration of particulate matter in the atmosphere, caused as a result of fire events, at airfields in the municipalities of Alta Floresta and Cuiabá and to analyze the evolution of these outbreaks of heat over a time series. The Quantis technique was used to classify the distribution of precipitation based on data from the Agrometeorological Monitoring System (Agritempo) and later the quantification of hotspots in these Municipalities was carried out in the time series from 2018 to 2021. The evaluation of the relationship between the number of hotspots versus the release of aerosols into the atmosphere, and the relationship between horizontal visibility and restrictions on landings and take-offs at aerodromes was based on aerosol data obtained by the AERONET (Aerosol Robotic Network) platform. Data from the meteorological aerodrome reports, METAR (Meteorological Aerodrome Report), were consulted in order to verify what were the visibility conditions at the airports of Alta Floresta and Cuiabá on the days with the highest number of hotspots, which occasionally occurred in the year of 2020. Concomitantly, the temporal evolution of these hotspots over the years analyzed and the units of landscapes sensitive to the occurrence of fires were studied, based on data from the Annual Mapping Project of Land Use and Coverage in Brazil (MapBiomas). Therefore, it was found that in 2020, in general, there was a strong increase in the number of hotspots in both municipalities and on August 31, 2020, it was impossible to perform landings and takeoffs at Cuiabá airport due to the high concentration of smoke. It was also possible to notice that there is no pattern of specific locations for the occurrence of hotspots in these cities in the driest months, but there is a certain pattern in the type of area in which they predominantly occur, being Pasture in Alta Floresta and Savânica Formation in Cuiabá.
Resumo: As queimadas e incêndios florestais no estado do Mato Grosso ocasionam uma série de consequências para o meio ambiente e para a sociedade. As partículas em suspensão no ar, provenientes da grande quantidade de fumaça liberada, podem trazer desafios e prejuízos à aviação civil, pois, em alguns casos, interrompem as operações aeroportuárias, coloca em risco a vida de passageiros e afetam a economia local. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a influência na visibilidade horizontal da concentração de material particulado na atmosfera, ocasionada em consequência de eventos de queimadas, em aeródromos nos municípios de Alta Floresta e Cuiabá e analisar a evolução desses focos de calor ao longo de uma série temporal. Foi utilizada a técnica de Quantis para a classificação da distribuição da precipitação a partir dos dados do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo) e posteriormente foi realizada a quantificação dos focos de calor nesses Municípios na série temporal de 2018 a 2021. A avaliação da relação entre a quantidade de focos de calor versus o lançamento de aerossóis na atmosfera, e da relação entre a visibilidade horizontal e restrições a pousos e decolagens em aeródromos foi feita com base em dados de aerossóis obtidos pela plataforma AERONET (Aerosol Robotic Network). Foram consultados os dados dos relatórios meteorológicos de aeródromo, METAR (Meteorological Aerodrome Report), a fim de verificar quais eram as condições de visibilidade nos aeroportos de Alta Floresta e Cuiabá nos dias com maior número de focos de calor, que ocasionalmente ocorreram no ano de 2020. Concomitantemente, foram estudadas a evolução temporal desses focos ao longo dos anos analisados e as unidades de paisagens sensíveis a ocorrência de queimadas, a partir de dados do Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra do Brasil (MapBiomas). Sendo assim, verificou-se que no ano de 2020, de modo geral, houve forte aumento no número de focos de calor em ambos os municípios e no dia 31 de agosto de 2020 houve impossibilidade de se realizar pousos e decolagens no aeroporto de Cuiabá devido à alta concentração de fumaça. Também foi possível perceber que não há um padrão de locais específicos para ocorrência de focos de calor nessas cidades nos meses mais secos, porém há certo padrão no tipo de área em que eles predominantemente ocorrem, sendo Pastagem em Alta Floresta e Formação Savânica em Cuiabá.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3180
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