Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3177
Título: Dinâmica espacial do cenário florestal em paisagens do bioma Caatinga no município de Araripina - PE.
Autor: Andrade, Adrielle
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8750022516521279
Orientador: Silva, Emanuel Araújo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2765651276275384
Co-orientador : Melo, Lorena de Moura
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/1486808425687522
Palavras-chave: Google Earth;Sensoriamento remoto;Geoprocessamento;Semiárido;Uso da terra;Cobertura vegetal
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: Andrade, Adrielle. Dinâmica espacial do cenário florestal em paisagens do bioma Caatinga no município de Araripina - PE. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Departamento de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A região semiárida do Brasil é chamada de Caatinga, pois apresenta vegetação xerófila que é influenciada pelo clima e relevo da região. Situado nesta região semiárida está o município de Araripina, que possui grande concentração de empresas de produção de gesso, sendo um dos municípios que compõe a Chapada do Araripe onde é denotada a maior região do mundo de produção de gesso a partir da calcinação na gipsita. Neste local há grande exploração florestal incentivado pelo uso da madeira como matriz energética, que se não for manejado de forma correta pode acarretar em grandes problemas ambientais. A fim de compreender os grandes efeitos causados pela exploração existem estudos utilizando o sensoriamento remoto para mapear e classificar vastas regiões de forma mais rápida e eficiente. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do Google Earth Engine (GEE) como plataforma de utilização para classificar uso e cobertura da terra. Foram utilizadas imagens do satélite LANDSAT 8 por meio do sensor OLI para análise temporal dos índices de vegetação NDVI, na produção de mapas de uso do solo em função da vegetação para os anos de 2013 e 2020 determinadas por diferentes classes de solo, que foram: Agropecuária, Floresta, Solo exposto e Água. Com base nas análises feitas comparando as modificações entre os anos estudados, foi constatado aumento nas áreas destinadas à Agropecuária e de Floresta, e diminuição em locais de solo exposto e água. Os dados de confiabilidade coletados foram positivos, e isso mostra grande potencial da plataforma do GEE para análises temporais e identificação de áreas susceptíveis à desertificação trazendo maior possibilidade de intervenção para redução de danos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3177
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_adrielleandrade.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.