Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3169
Title: Alagamentos e Inundações - Uso de visualização geométrica para análise de risco associados ao volume de chuva e altura das marés na cidade do Recife
Authors: Gomes, Igor de Melo Laurentino
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/3909324432072958
metadata.dc.contributor.advisor: Bocanegra, Silvana
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4596111202208863
metadata.dc.contributor.advisor-co: Albuquerque, Jones Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: http://lattes.cnpq.br/1220553574304474
Keywords: Avaliação de riscos;Precipitação pluvial;Inundações
Issue Date: 6-Jun-2022
Citation: GOMES, Igor de Melo Laurentino. Alagamentos e Inundações - Uso de visualização geométrica para análise de risco associados ao volume de chuva e altura das marés na cidade do Recife. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The purpose of this paper is to present a model of a risk diagram related to the occurrence of floods in the city of Recife. Visual artifacts that could be used as information sources and support decisions, disaster prevention and specific actions to mitigate adverse effects caused by rains are the expected results of this paper. To achieve the main goal, the calculating model for COVID-19 propagation risk created by IRRD in association with the Polytechnic University of Catalunya was adapted to the climatology’s theme. The presented results were collected in a day with big rain precipitation in the metropolitan region of Recife, and this was good for evidence capture and to prove the proposed model is applicable indeed.
Description: Este trabalho tem por finalidade apresentar um modelo de diagrama de risco relacionado à ocorrência de enchentes e alagamentos na cidade do Recife. Artefatos visuais que podem ser utilizados como fonte de informação e apoio a tomada de decisões, prevenção de desastres e ações pontuais de mitigação de efeitos colaterais provocados por eventos adversos relacionados às chuvas são os resultados esperados para este artigo. Para atingir o objetivo principal, foi utilizado o modelo de cálculo de risco para a propagação da COVID-19 elaborado pelo IRRD em parceria com a Universidade Politécnica da Catalunya, que foi adaptado para a temática climatológica. Os resultados apresentados foram coletados em um dia de grande precipitação de chuva na Região Metropolitana do Recife, o que colaborou para a captura de evidências de que o modelo proposto é de fato aplicável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3169
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_igordemelolaurentinogomes.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.