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Título: Impacto causado pela pandemia do Covid-19 no rendimento acadêmico dos estudantes de Educação Física: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE.
Autor: Souza Filho, Waldomiro Severino de
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Ensino Superior;Ensino remoto;Ensino à distância;COVID-19;Educação Física;Rendimento escolar.
Data do documento: 3-Jun-2022
Citação: Souza Filho, Waldomiro Severino de. Impacto causado pela pandemia do Covid-19 no rendimento acadêmico dos estudantes de Educação Física: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The suspension of face-to-face classes caused by the Covid-19 pandemic, led to the adoption and execution of the Exceptional Academic Period (PLE) in Brazilian federal public universities through the publication of Resolutions nº 85/2020 and after nº 185/2020. The Federal Rural University of Pernambuco, in compliance with these resolutions, started to offer, in remote format, curricular subjects and other activities, due to the suspension of face-to-face activities as recommended. With the provision of emergency remote teaching, the facilities and difficulties provided by its adoption in higher education began to be discussed. In view of this context, we start from the following concern: What are the impacts caused by the Sars-Cov-2 (Covid-19) pandemic on the academic performance of students of the Degree in Physical Education at the Federal Rural University of Pernambuco? To answer this question, the general objective was proposed to identify the impacts caused by the Sars-Cov-2 (Covid-19) pandemic on the Degree in Physical Education at UFRPE, and as specific objectives: 1- Identify the differences between the Remote Learning and Distance Learning (EAD); 2- Identify how the Degree in Physical Education was organized to fulfill the pedagogical activities and to account for its eminently practical character in the social distance imposed during the Covid-19 pandemic; and 3- Identify some positive and negative aspects that facilitated and/or were impediments to teaching activities during the Sars-Cov-2 (Covid-19) pandemic for teachers and students. The present study consists of a qualitative research that aims to produce information, we use as a strategy the case study, about a current phenomenon in a real context, the case of the Degree Course in Physical Education at UFRPE in the face of the Covid-19 pandemic. Documents produced by UFRPE and by the course in its collegiate were analyzed. The results found when we analyzed the technical report of the DEFIS Teaching Commission, and by the Structuring Teaching Nucleus, point out as a positive consequence for students the opportunity to complete the course and for teachers to take a course in the area of information technology and as a consequence negative: lack and/or difficulty in connecting to the internet, lack of computer, difficulty in concentration for students and teachers, lack of mastery of platforms and lack of pedagogical practice to work with practical subjects. These negative factors were some of the main impacting consequences for the academic performance of UFRPE students.
Resumo: A suspensão das aulas presencias causadas pela pandemia do Covid-19, ocasionou a adoção e a execução do Período Letivo Excepcional (PLE) nas universidades públicas federais brasileiras através publicação das Resoluções nº 85/2020 e depois da nº 185/2020. A Universidade Federal Rural de Pernambuco atendendo essas resoluções passou a ofertar, no formato remoto, disciplinas curriculares e de outras atividades, em virtude da suspensão das atividades presenciais conforme recomendado. Com oferecimento do ensino remoto emergencial passou-se a discutir as facilidades e as dificuldades proporcionadas por sua adoção no ensino superior. Diante deste contexto partimos da seguinte inquietação: Quais os impactos provocados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Para responder a esse questionamento foi proposto o objetivo geral de identificar os impactos causados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no curso de Licenciatura em Educação Física de UFRPE, e como objetivos específicos: 1- Identificar as diferenças entre o Ensino Remoto e o Ensino a Distância (EAD); 2- Identificar como o curso de Licenciatura em Educação Física se organizou para cumprir as atividades pedagógicas e dar conta de seu caráter eminentemente prático no distanciamento social imposto durante a pandemia de Covid-19; e 3- Identificar alguns aspectos que positivos e negativos que facilitaram e/ou foram de impedimentos para as atividades de ensino durante a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) para professores e alunos. O presente estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa que tem por objetivo produzir informações, utilizamos como estratégia o estudo de caso, acerca de um fenômeno atual num contexto real, o caso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE frente a pandemia do Covid-19. Foram analisados documentos produzidos pela UFRPE e pelo próprio curso em seus colegiados. Os resultados encontrados ao analisamos o relatório técnico da Comissão de Ensino do DEFIS, e pelo Núcleo Docente Estruturante apontam como consequência positiva para os estudantes a oportunidade de integralizar o curso e para os professores em fazer algum curso na área de tecnologia da informação e como consequências negativas a falta e/ou dificuldade de conexão da internet, falta de computador, dificuldade na concentração para os discentes e para os docentes a falta de domínio das plataformas e a falta de uma prática pedagógica para trabalhar com as disciplinas práticas. Esses fatores negativos foram algumas das principais consequências impactantes para o rendimento acadêmico de discentes da UFRPE.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3139
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