Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138
Título: Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
Autor: Viana, Marilia de Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2143270675331633
Orientador: Figueiredo, Erika Suruagy Assis de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7362331844844663
Palavras-chave: Professores de educação física;Formação profissional;Bolsa de estudos
Data do documento: 2-Jun-2022
Citação: VIANA, Marilia de Araújo. Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: The present study sought to recognize the contributions of the PIBID-UFRPE in the training of teachers of the Degree in Physical Education at UFRPE, from the graduates who participated in the Program, and who are working professionally as teachers in the area of education. physical education in public or private schools. We emphasize that the object of this research is situated in the context of deep attacks on education, with the lack of investments, continuous budget cuts and the dismantling of public policies. The PI-BID has been integrated into the Physical Education Degree at UFRPE since 2011, the year following the creation of the course itself. In the course of the research, we carried out an analysis of the PPP of the course, of the subproject of PIBIB-UFRPE-EF, establishing the links and relationships with the principles of ANFOPE. The research was built with the historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological contribution, using a qualitative approach. As a data collection instrument, we used a questionnaire applied to course graduates who participated in the PIBID from 2011 to 2018. For data processing and analysis, we used content analysis (SEVERINO, 2013). Based on the answers analyzed on the contributions of PIBIB-UFRPE-EF in training, we found: 1) consistency in the theoretical basis on pedagogical and specific knowledge; 2) understanding the inseparable relationship between theory and practice; 3) the cultural expansion of graduates; 4) understanding of inter-disciplinarity; 5) the incorporation of research into their training process; 6) experiences of democratic management at school; 7) understanding of the social and political commitment to teaching and 8) reflections on the profession of physical education teacher and working conditions. In view of the above, we thus recognize the relevance of PIBIB-UFRPE-EF in the initial training of physical education teachers at UFRPE, considering the links and relationships with the pillars proposed by ANFOPE subsidizing the construction of the course curriculum and contributing to the performance of these teachers, consequently raising the quality of Brazilian basic education.
Resumo: O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariliadearaujoviana.pdf748,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.