Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3126
Title: Operação Azul e Branco promovida pelo Exército Brasileiro na qual a UFRPE se agregou
Authors: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Keywords: Memória;Reitorado 1969-1973;Exército brasileiro;Ações de cidadania
Issue Date: 1969
Publisher: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citation: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Operação Azul e Branco promovida pelo Exército Brasileiro na qual a UFRPE se agregou. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 24 cm X 18 cm.
Abstract: Registra uma atividade de Assistência Médica no ano de 1969, durante a participação da UFRPE na Operação Azul e Branco promovida pelo Exército Brasileiro na qual a Universidade se agregou. Esta fotografia, clicou uma consulta médica realizada nas instalações da UFRPE onde vê-se um médico não identificado sentado, trajando uma camisa branca, usando óculos escuros, portando um estetoscópio e relógio. O mesmo encontra-se atendendo uma criança, no caso, um menino, que aparece sentado defronte ao birô, tendo ao seu lado esquerdo, de pé, uma mulher também não identificada, possivelmente sua mãe, vê-se ainda do lado esquerdo, uma garota sentada, e tal qual a mulher que está de pé, ambas ouvem com atenção a fala do médico. Sobre o birô, pode-se observar alguns papéis, talvez a ficha médica do menino consultado, na frente do médico que segura outra folha de papel, talvez uma prescrição de medicamentos que ele está lendo. Há ainda no lado direito do birô, uma caneta e do lado esquerdo do mesmo uma publicação. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Essa foi uma ação do Exército... A Operação Azul e Branco era uma ação do Exército Brasileiroe contou com o patrocínio da Federação do Comércio (Fecomércio), eu aderi logo e levei a Rural como parceira. Era uma ação igual ao Projeto Rondon. Tinha cunho social e era muito bom para os alunos participarem... (Observando a fotografia)... Não lembro do nome desse médico...” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Description: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicatas. Apresenta algumas marcas do tempo na parte superior. Possui informações escritas a lápis no verso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3126
Appears in Collections:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AC_adierson_0177.jpg155,17 kBJPEGView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons