Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3122
Título: Almoço de confraternização no restaurante universitário (RU) da UFRPE
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Festas
Data do documento: 1971
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Almoço de confraternização no restaurante universitário (RU) da UFRPE. Fotografia, revelada em papel guache, em sépia, 24 cm x 17 cm.
Abstract: Retrata um almoço de confraternização realizado no restaurante universitário (RU) da UFRPE,cujo motivo não foi explicitado, do qual participaram o reitor Adierson Erasmo de Azevedo e professores da UFRPE. Vendo-se ao lado esquerdo e no centro da mesa, o professor Adierson Erasmo de Azevedo, reitor da UFRPE, sentado defronte a um arranjo composto por flores e frutas. Sentados em torno da mesa encontram-se os professores Mário Bezerra de Carvalho, Evaldo Cirne de Azevedo, José Torres Pires, Luiz de Melo Amorim, Pedro Corrêa de Oliveira Andrade, Júlio Fernandes, o pastor Edivard Robson Cavalcante, Izaias Vieira de Melo, Luiz Geraldo Araújo, José Henrique Cavalcanti Pinto da Carvalheira, Hermano de Castro, Mário Coelho de Andrade Lima, Humberto Carneiro, Espedito Couceiro e o médico Cid Borja Rodrigues.Todos conversam entre si, enquanto alguns poucos e não identificados, olham diretamente para a objetiva. Após a mesa, quatro homens de pé, também não identificados. Vê-se do lado direito da RU que há uma mesa e nela encontram-se dois homens sentados também não identificados. Como essa fotografia não possui uma data especificada, adotamos o ano de 1971 como a data em que foi registrada. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Certo... Robson Cavalcante era pastor da Episcopal e era amigo meu. Muito amigo e sempre vinha aqui... Hermano de Castro era Professor Adjunto de PHS, Pomicultura, Horticultura e Silvicultura, o ex-reitor Manoel Rodrigues era catedrático. Mário Coelho de Andrade Lima está aqui.... Humberto Carneiro era ótimo professor... Cid Borges era médico era do Serviço Médico... Espedito foi muito dedicado à Rural e me ajudou muito, lembram daquela foto quando eu estava assinando a minha posse de Catedrático? Ele está perto e está sorrindo! Excelente que está tudo anotado (observando)... Beleza!”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 29 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h24min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel guache, em sépia, medindo 24 cm x 17 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicatas. Possui informações escritas à lápis grafite no verso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3122
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0173.jpg1,08 MBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons