Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3120
Título: Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos.
Autor: Guimarães Junior, Jaime de Lima
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4005295198649923
Orientador: Luna, Suely Cristina Albuquerque de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4941715690112297
Co-orientador : Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0223016826925051
Palavras-chave: Ensino de História;Ensino Fundamental;Livros didáticos;Patrimônio cultural
Data do documento: 26-Out-2020
Citação: GUIMARÃES JUNIOR, Jaime de Lima. Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Los análisis presentados en este artículo involucran a la Educación Patrimonial y su espacio dentro de los libros de texto de historia de la escuela primaria de sexto año (PNLD 2017-2019) utilizados por estudiantes de escuelas públicas estatales en el municipio de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Con las nuevas interpretaciones históricas relacionadas con el cambio en la forma de pensar y escribir la Historia, desde la redemocratización de Brasil, permitió nuevos enfoques historiográficos dentro de la academia que también repercutieron en la producción de contenidos para el ámbito escolar. Así, reconociendo tales cambios, se pudo pensar en la Educación Patrimonial como un punto a abordar en un intento de plasmar en estos libros esta metodología de enseñanza a través de los conceptos y actividades propuestos.
Resumo: As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3120
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jaimedelimaguimaraesjunior.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.