Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEspíndola, Elisângela Bastos de Mélo-
dc.contributor.authorMoura, Vitória do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-07-26T14:51:07Z-
dc.date.available2022-07-26T14:51:07Z-
dc.date.issued2021-07-24-
dc.identifier.citationMOURA, Vitória do Nascimento. Estágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3114-
dc.descriptionAs histórias em quadrinhos têm sido utilizadas com fins pedagógicos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho objetivamos analisar como licenciandos em Matemática apreendem as histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Matemática, após uma oficina voltada para sua formação docente sobre este tema. Desenvolvemos a pesquisa com estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado II (ESO II), durante o Período Letivo Excepcional 2020.4, vivenciado na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID19. Em um primeiro momento, 10 licenciandos responderam a um questionário que buscou levantar o conhecimento prévio deles sobre HQs. Durante duas aulas síncronas do ESO II foi oferecida uma oficina sobre HQs e o uso da plataforma Pixton. Por fim, retomamos em uma outra aula para verificar as atividades elaboradas pelos licenciandos envolvendo HQs para o ensino de conteúdos matemáticos. Como resultados, apresentamos três HQs construídas pelos licenciandos: uma sobre o Teorema de Pitágoras e triângulos na geometria, outra sobre funções e a última intitulada Função Exponencial em Tempos de Pandemia.pt_BR
dc.description.abstractComics have been used for pedagogical purposes in several areas of knowledge. In this work, we aim to analyze how undergraduates in mathematics learn Comics (Comic Books) for the teaching of Mathematics, after a workshop focused on their teacher training on this topic. We developed the research with mathematics undergraduate students at the Federal Rural University of Pernambuco, in particular in the Supervised Internship II discipline (ESO II), during the exceptional academic period 2020.4, experienced in the remote teaching modality, due to the COVID19 pandemic. At first, 10 undergraduates answered a questionnaire that sought to raise their previous knowledge about comics. During two synchronous classes of ESO II, a workshop on comics and the use of the Pixton platform was offered. Finally, we resumed in another class to verify the activities developed by the licensors involving comics for the teaching of mathematical content. As a result, we present three HQs built by the undergraduates: one about the Pythagorean Theorem and triangles in geometry, another about functions and the last one entitled Exponential Function in Pandemic Times.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleEstágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9675955170404701pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0367382856462792pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Matemática (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_vitoriadonascimentomoura.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.